TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

O tecnólogo em logística é o profissional, atuante nas empresas, especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte.Planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Desenvolve e gerencia sistemas logísticos, ligados a gestão de materiais, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando, estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação da produção e monitoramento do fluxo de pedidos. O exercício das atribuições exige visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de conhecimentos de segurança e as respectivas tecnologias e equipamentos.

O curso prevê a formação de profissionais, na região do alto tietê, para atuarem junto as empresas ligadas a operação de transporte, armazenagem e manufatura da mesma região, diminuindo a necessidade de importação de mão-de-obra; de pesquisadores que estudem a adaptabilidade das operações locais para melhoria do rendimento dessas operações, além da capacitação de profissionais para a difusão de conhecimento na área de logística e operações de produção.

O curso Tecnólogo em Logística é um curso semestral com 1766 horas de carga horária mínima, que devem ser cumpridas em 5 semestres