Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Webmail
  • SIGA
  • Ouvidoria
   
 

I Mostra Cientifica e Cultural

I Mostra Cientifica e Cultural

 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 09/10


alt

 

A Mostra Cientifica e Cultural do IFSP - Campus Suzano é uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação, juntamente com as coordenadorias de curso do Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Suzano.

A I Mostra Cientifica e Cultural do IFSP - Campus Suzano é um evento de cunho cultural, científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que congrega as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna e externa por meio de apresentação de seus trabalhos, estando aberta a estudantes do ensino fundamental, médio e do ensino superior, bolsista de iniciação científica, de diversas instituições de ensino.

O evento tem como objetivo divulgar à comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo campus Suzano e pela comunidade externa, visando a aproximação entre pesquisadores e os setores produtivos.

Além da divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade, a I Mostra Cientifica e Cultural do IFSP – Campus Suzano oferecerá também minicursos, visitas assistidas aos laboratórios da instituição, apresentações culturais (teatro, contação de histórias em Libras, sarau de poesias em Libras, etc), sendo dessa forma uma grande oportunidade para troca de experiências, sejam culturais ou científicas.

DATAS IMPORTANTES

Início das submissões

08/08/2016

Início das Inscrições

01/09/2016

Término das submissões

02/10/2016

Divulgação dos resultados

14/10/2016

Evento

18 e 19/10/2016

  

PROGRAMAÇÃO

Visitas assistidas aos Laboratórios: dias 18 e 19/10 nos períodos das 15h às 17h e das 18h às 20h.

 

Apresentação de Trabalhos: dia 18/10 das 14h as 16h (Sessão A) e das 19h as 21h (Sessão B)

Cronograma das apresentações: Em breve.

 

Minicursos: dia 19/10 das 14h as 18h

Temas:

Produção tecnológica e impactos ambientais

O minicurso tem a função de inter-relacionar os avanços tecnológicos existentes na atualidade e as consequências destes avanços para o meio ambiente. Serão estudados os conceitos e princípios básicos que regem as tecnologias relacionado-as ao meio ambiente, como também levar o aluno a refletir sobre o uso racional dos recursos naturais e sobre os impactos ambientais resultantes das produções tecnológicas.

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Ácidos graxos e saúde

Este minicurso visa abordar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, definição e classificação dos ácidos graxos, recomendação do consumo de gorduras e ácidos graxos, o impacto do consumo de ácidos graxos na saúde e a suplementação com ômega 3.

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Reciclar é Preciso – Resíduos Residenciais Perigosos

O minicurso é destinado ao aprimoramento de profissionais da área ambiental, professores, estudantes e interessados pelo tema. O minicurso Reciclar é Preciso pretende difundir conhecimentos relacionados à problemática da necessidade da destinação adequada de lixos residenciais mais danosos ao meio ambiente, bem como conhecimentos relacionados à criação de Eco Postos, ou seja, postos de coleta de lixos recicláveis mais específicos como pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressora etc.

O enfoque do curso estará voltado para resíduos residenciais que causem impactos ambientais danosos se descartados de forma inadequada. Portanto, serão abordados aspectos conceituais e práticos sobre o assunto, como definição e classificação dos tipos de resíduos, as características químicas e biológicas que os tornam perigosos, as formas de descarte adequado para determinados resíduos e os principais programas de coleta e reciclagem existentes. Adicionalmente, serão analisados alguns aspectos das resoluções e normas que regulam a classificação e o descarte de resíduos sólidos urbanos, como as resoluções CONAMA, a Norma Brasileira ABNT NBR-10004 e alguns documentos relacionados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

O minicurso apresenta-se em duas partes, a primeira compreende o embasamento teórico exposto acima, e a segunda envolve a participação no debate a ser promovido em uma mesa redonda com o tema: “Educação Ambiental em Diferentes Esferas: Criando Interfaces”. Com a realização do “I Encontro de Sustentabilidade do Alto Tietê” espera-se que algumas ideias relacionadas à preocupação com a preservação do meio ambiente, bem como com os conhecimentos necessários ao estabelecimento de postos de coleta sejam cada vez mais difundidas.

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Matemática Financeira Básica

Este minicurso tem como objetivo o entendimento as operações em calculadora HP12c, custo financeiros; capitalização simples e composta e sistema de parcelamento. É desejável que o aluno venha ao curso munido de uma calculadora HP12c.

 

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Cuidados para uma alimentação segura

Você sabia que muitas doenças causadas por bactérias, fungos, vírus e protozoários podem ser transmitidas por alimentos?

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são ainda hoje, um importante problema de saúde pública, tanto para os países desenvolvidos quanto para aqueles em desenvolvimento.

Vários fatores contribuem para a ocorrência das DTA, tais como a globalização, favorecendo o consumo de alimentos em locais distantes de sua origem, o crescente aumento populacional e de grupos vulneráveis, a mudança dos hábitos alimentares, o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala.

As DTA manifestam-se de diversas formas, desde ligeiras indisposições até situações mais graves, podendo até mesmo causar a morte.

Nesse minicurso serão apresentados os principais microrganismos causadores de doenças de origem alimentar, os fatores que influenciam a contaminação, sobrevivência e multiplicação destes patógenos nos alimentos e os cuidados que devem ser adotados para que estas enfermidades sejam evitadas.

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Horta Vertical de garrafas PET

Este minicurso visa capacitar o cidadão para produzir hortaliças em suas próprias residências, de maneira prática, barata e sustentável. A metodologia utilizada será por meio de sistemas de cultivo vertical suspenso, usando vasos para as plantas constituídos de garrafas PET, fixos por arame, pendurados numa parede.

Número de Vagas: 20

Público Alvo: Comunidade em geral.

 

Inscrições:

No período de 03/10 a 07/10 pelo link:

 https://goo.gl/forms/fWfFt7CcHDixRt8e2

 

 

 

Apresentações Culturais

Teatro Unidos por um planeta água sustentável: dias 18 e 19/10 das 18h às 19h

Contação de Histórias em Libras: dia 18/10 as 15h

Sarau de Poesias em Libras: dia 18/10 as 19h

 

I Encontro de Sustentabilidade do Alto Tietê: dia 19/10 das 19h às 22h

Mesa Redonda: Tema “Educação Ambiental em diferentes esferas: Criando interfaces”

Participantes da UFABC, Mackenzie e Bio-Brás

 

Submissões e Inscrições:

Acesso ao sistema no link: szn.ifsp.edu.br/eventos

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Suzano

Av. Mogi da Cruzes, 1501 - Parque Suzano - CEP 08673-010 - Suzano - SP Telefones de Contato

Movido à Joomla! | Desenvolvido por Equipe