Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos
Início do conteúdo da página

Eventos

Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 13h21 | Acessos: 2931

Atividades para o ensino de química para deficientes visuais

Oficina realizada na I Semana da Química do IFSP, com o objetivo de orientar principalmente Alunos do Curso de Licenciatura em Química oferecido na Escola a estarem mais preparados para receber al nos com qualquer tipo de Deficiência Visual utilizando recursos adaptados e estratégias de Ensino. A Atividade foi dividida em várias turmas para dar oportunidade de presença a todos os interessados. Na apresentação foi possível notar que mesmo que a escola não disponibilize tecnologias assisitivas ou ainda recursos ideais, o docente pode usar da criatividade para transformar sua abordagem de forma acessível, sendo vantajoso a todos.

O câmpus nos anos de 2018/2019 está em processo de adaptação e instalação de vários recursos de acessibilidade para receber esse público. Como pelo uso de sinalização em braille, ampliação da área com piso tátil, entre outros. E espera-se que essas atividades tenham conscientizado ainda mais a comunidade da importância da inclusão de todos de forma igualitária aos ambientes escolar e acadêmicos.

Legenda: Projeção de alfabeto e numeração em Braille

 

Legenda: Tabela Periódica em Braille com a utilização de materiais de baixo custo

Cine Debate #IFSPcombateaDiscriminação #Capacitismo

Atividade realizada no auditório do câmpus com o objetivo de alertar os alunos e os servidores sobre a violência psicológica e de discriminação às quais a comunidade pode estar sujeita, discutindo suas consequências para a construção da prática da convivência e o respeito pelas diferenças.

O Cine debate contou com a apresentação do primeiro episódio da série: Switched at birth e com um debate que abordou questões como: Audismo; Identidades surdas; Bilinguismo x inclusão; Implante coclear e outros. Tivemos a presença de vários surdos que participaram ativamente da discussão relatndo suas experiências e rompendo com muitos estigmas sociais relacionados a comunidade surda.

O Instituto vem ganhando cada vez mais visibilidade no quesito acessibilidade e se tornando exemplo e isso ficou bem visível pelas falas trazidas.

Legenda: Representante do Napne comentandosobre a importância da atividade tendo em vista a ação do IFSP contra a discriminação

Legenda: Palestrante discorrendo sobre diversos temas relevantes para a comunidade surda

Língua Portuguesa para a Libras: musicalidade e autoria na mobilização enunciativo-discursiva

Minicurso realizado na III Mostra Científica e Cultural do IFSP, em sala de aula e estúdio de gravação, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos, as habilidades e as competências nesta mobilização enunciativo-discursiva de tradução e interpretação da Língua Portuguesa para a Libras-música. Ao realizar a tradução de textos artístico-poéticos, o profissional tradutor e intérprete de Língua de Libras (TILSP) faz-se presente como autor e ator e cria uma personagem em um objeto estético.

Legenda: Vídeo elaborado como resultado do minicurso

O Surdo: Acesso e Permanência no Mercado de Trabalho”

Palestra realizada na III Mostra Científica e Cultural do IFSP, com o objetivo de estimular os Surdos da Região Tietê a se capacitarem para ter acesso as mesmas condições de trabalho que os ouvintes. Além de outras coisas, o palestrante considerou como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigindo habilidades e competências diversificadas e como o mundo globalizado e os avanços da tecnologia fazem com que as mudanças no mercado de trabalho aconteçam velozmente, velhas ocupações desaparecem e novas profissões surgem por isso a necessidade de trazer esse assunto tão importante para nossa época.

O Resultado superou as expectativas com a presença também de muitos ouvintes que puderam conhecer a realidade vivida pelos surdos através de seus relatos.

Legenda: O palestrante abordou as dificuldades de acessibilidade e inclusão, mas também as muitas superações vividas

Estratégias de Ensino-Aprendizagem para o aluno surdo

Oficina realizada na III Mostra Científica e Cultural do IFSP, com o objetivo de, acrescido das orientações e materiais disponibilizados no decorrer do ano, continuar a capacitação dos docentes para o rec bimento e o êxito dos alunos surdos matriculados no câmpus, contribuindo para a criação de ambientes educacionais mais inclusivos. O evento recebeu o professor surdo Rafael Cavichiolli e contou com a inscrição de mais de 50 docentes, da rede interna e externa.

Legenda: Professor surdo Rafael Cavichiolli discorre sobre a importância de estratégias de ensino dentro de sala de aula quando a Escola recebe o aluno surdo

 

Data: 14 de agosto de 2017

Visita ONG – Estreitando laços

No dia 14 de agosto de 2017, o NAPNE e Coordenadoria de Extensão do IFSP Suzano visitaram a ONG AMAI Azul no município de Itaquaquecetuba/SP. A ONG proporciona atendimento com especialistas a autistas e seus familiares e dedica-se a inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo da visita foi iniciar parceria e rede de apoio intersetorial para o TEA na região. Com a mesma finalidade, mantemos contato com o Grupo de Apoio ao Autismo e à Família das Mães Azuis de Poá, cuja principal missão é acolher e disseminar informações e direitos da pessoa com TEA.

Membros do Napne e CEX em visita a ONG AMAI Azul

Membros do Napne e CEX em visita a ONG AMAI Azul

 

“Meu Nome em Libras”

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus, no Dia 26/10/2017, houve um Evento especial para o Campus. Uma Palestra com o Tema “Identidade e Cultura Surda”. A Palestra foi Feita em Sala de Aula com inscrições antecipadas aberto a toda a Comunidade Interna e Externa. O Objetivo foi conscientizar a importância de se conhecer a Comunidade Surda e a estrutura da Língua de Sinais e valorizá-los. Além disso, foi aberto um espaço de dialogo, onde os Surdos trouxeram suas principais dificuldades e barreiras enfrentadas, principalmente na Vida escolar. O Evento foi elaborado pelo Napne e teve a participação de Alunos Surdos da Turma de Administração do Campus. Houve uma participação considerável de Alunos do IF e de interessados pelo Tema. Além disso, a metade da assistência foi de Surdos e uma Surda Cega, participativos na Comunidade Surda e que trouxeram suas contribuições para o Evento. A Palestra foi muito bem recebida, principalmente pelos professores que estão lidando com novos desafios trazidos pelos novos Alunos Surdos e pela ampla referência que o Campus tem se tornado na Região do Alto Tietê. Toda a comunidade se sensibilizou com os apontamentos feitos e com base na dinâmica “Meu Nome em Libras”, todos puderam aprender como ter e manter um Contato com Surdos sem embaraços. 

Toda a Apresentação foi feita simultaneamente em Libras e Português

Toda a Apresentação foi feita simultaneamente em Libras e Português

 

Interpretação em Libras Tátil para a Surda Cega Michele

Interpretação em Libras Tátil para a Surda Cega Michele 

 

A Aluna do IFSP, Larissa Aquino, relatou desafios existentes na Vida Escolar dos Surdos da
Região

A Aluna do IFSP, Larissa Aquino, relatou desafios existentes na Vida Escolar dos Surdos da Região

 

Data: 05 de Outubro de 2016

Participantes: Membros do NAPNE e docentes. Reunião do NAPNE abordou o tema “Síndrome de Asperger”

Data: 18 de Outubro de 2016

Participantes: Membros do Napne, docentes e interessados no tema. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data: 03 de Novembro de 2016

Participantes: Membros do Napne, discentes da turma de Tradução e Interpretação lecionada pelo Professor Ricardo Ferreira Santos e interessados no tema. Encerramento da Turma de Tradução e Interpretação.

Data:06 de Dezembro de 2016

Virada Inclusiva Participantes: Membros do Napne e comunidade .

registrado em:
Fim do conteúdo da página