Página inicial > Notícias > Alunos do Integrado podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia até 21/03

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 09h18 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 09h29

Esta é a primeira vez que o câmpus Suzano participa da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que está em sua 15ª edição. Os alunos dos cursos integrados podem participar se inscrevendo até o dia 21/03, quinta-feira, diretamente no site libifsp.com.br/obb2019. A primeira fase acontece dia 22/03, às 14h, no LIB, e os estudantes farão uma prova com 30 questões de múltipla escolha.
Haverá atendimento aos alunos que participarão da OBB esta semana: quarta-feira e quinta-feira, das 18h às 19h.
Agora também está disponível um novo canal de atendimento do LIB, pelo whatsapp 11 97340-7839.

Conheça a OBB

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é uma competição organizada pelo Instituto Butantan que tem como participantes alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada no país. A idade máxima de participação é 19 anos.

A OBB é dividida em três fases diferentes. Veja:

• Primeira Fase: prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no site da Olimpíada. A escola é responsável pelas realização das cópias e aplicação da prova.
  • Segunda Fase: prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da Primeira Fase. As escolas também são responsáveis pelas cópias e aplicação da prova. A correção é realizada automaticamente pelo Instituto Butantan.
  • Terceira Fase: os 15 primeiros colocados na fase anterior são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa avaliação corresponde a 50% da nota final da Terceira Fase. Eles ainda fazem uma prova composta por 20 questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan, onde cada questão apresenta 4 proposições que devem ser classificadas como Verdadeiras ou Falsas. Esta prova corresponde aos outros 50% da nota.

Seleção para Internacionais

Os quatro primeiros colocados na Terceira Fase da OBB são selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. Os próximos quatro colocados formam a equipe que representa o Brasil anualmente na Olimpíada Ibero-americana da Biologia (OIAB). Dois alunos (nono e décimo classificados) são escolhidos como suplentes, para o caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.

SOBRE O LIB

O Laboratório Integrado de Biologia (LIB), do Instituto Federal de São Paulo/câmpus Suzano, traz no nome a sua missão: integrar verdadeiramente o ensino, pesquisa e a extensão.Suas atividades são pensadas nesse tripé de retroalimentação: um projeto de extensão gera pesquisa; o ensino gera atividade de extensão; a pesquisa gera material para o ensino e assim sucessivamente. Suas atividades iniciaram-se no ano de 2017.O LIB é um ambiente  utilizado como laboratório didático, nas disciplinas de Biologia nos cursos técnicos, licenciatura e de extensão. São desenvolvidas aulas práticas de citologia, botânica e zoologia, além de armazenar um acervo de materiais biológicos e bibliográficos. Além disso, funciona como ambiente de trabalho para se executar outras atividades.

Acesse o canal para conteúdo em video aulas: http://libifsp.com.br/videoaulas/