Página inicial > Notícias > Nota de repúdio contra programa do humorista Dihh Lopes

Nota de repúdio contra programa do humorista Dihh Lopes

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 20h42 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 21h09

Os Diretores-Gerais dos câmpus do IFSP vem a público manifestar total indignação e repúdio aos comentários e atitudes inapropriadas de deboche explícito praticados pelo humorista Dihh Lopes, não só contra a comunidade do município de Suzano, mas para com estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Raul Brasil, que passaram por terrível tragédia no último mês de março, em triste episódio que chocou o país por sua extrema violência.

A Instituição lamenta a falta de sensibilidade demonstrada na atitude do humorista Dihh Lopes, que postou no YouTube vídeo de um show de stand-up em que aparece fazendo piadas sobre o massacre de Suzano, momento trágico que deixou um rastro de terror na cidade e levou à morte de 10 pessoas, além de inúmeros feridos. No segmento, intitulado de Piadas para a família, o humorista não só tenta ridicularizar o sistema educacional, denegrindo a imagem da cidade, mas faz piada culpabilizando as crianças pelo atentado.

Entendemos que tais anedotas de caráter duvidoso vão de encontro aos esforços empreendidos pela comunidade susanense, famílias, estudantes e cidadãos de todo o Brasil, assim como instituições de ensino como o IFSP, que prestaram apoio instantâneo e suporte psicoemocional nos momentos imediatos à tragédia. O humorista, em sua ânsia pela audiência, esquece que fere os sentimentos de seres humanos. Dihh Lopes, para obter breves momentos de destaque e aplausos, por meio da exposição de feridas que sequer começaram a cicatrizar, tripudia sobre a dor latente das famílias, amigos e da população de Suzano, ainda em luto pelas perdas irreparáveis do crime ocorrido.

O IFSP acredita que piadas dessa natureza são indignas de serem veiculadas em qualquer meio de comunicação, pois golpeiam as pessoas em seu íntimo, expõem as fragilidades e dores da perda dos familiares, e desrespeitam profundamente a memória das vítimas, estas inocentes na tragédia.
Assim, o IFSP se coloca radicalmente contra o pseudo programa de humor veiculado por Dihh Lopes, reafirma sua postura e compromisso em defesa do ensino, da segurança nas escolas e das boas práticas culturais e artísticas, enquanto manifestações legítimas que engrandeçam o público e o ser humano, e não sirvam de munição para enaltecer e banalizar atos de violência.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Breno Teixeira Santos Fernochio , Diretor-Geral do Câmpus Suzano

Prof. Esp. Denilson Mauri, Diretor-Geral do Câmpus Itaquaquecetuba

Prof. Me. Ricardo Agostinho de Rezende Júnior, Diretor-Geral do Câmpus Guarulhos