Página inicial > Notícias > Projetos de Robótica do câmpus são premiados em Mostra Nacional

Projetos de Robótica do câmpus são premiados em Mostra Nacional

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 11h27 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 11h46

obr 2019 2Os estudantes do câmpus Suzano foram premiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq, com vigência em 2020, durante o evento Mostra Nacional de Robótica 2019. Esse é um evento nacional muito concorrido e os alunos do câmpus Suzano foram destaque na premiação. "Entre os 33 projetos contemplados, quatro são do nosso câmpus, o que não é comum acontecer, sendo o câmpus no Brasil que mais trabalhos qualificou", comemora o Diretor Adjunto de Ensino, Wagner Garo.

Os alunos participam do Grupo de Robótica do IFSP/Suzano, coordenado pela professora Vera Lúcia da Silva, e que conta com a participação dos docentes Raphael Antonio de Souza, Masamori Kashiwagi e Wagner Roberto Garo Junior.

Pedro Eduardo dos SantosO estudante do terceiro ano de Automação, Pedro Eduardo dos Santos,  acredita que esta é uma experiência para a vida toda. "Vim de uma escola que não oferecia muitas oportunidades e eu sempre gostei de robôs. Aqui no câmpus aprendemos a trabalhar em grupo e a compartilhar conhecimentos. É fascinante ver como a teoria comeja a fazer sentido quando colocada em prática. O IF nos dá o suporte necessário para isso, o apoio dos professores e a estrutura fíisca e de material para desenvolvermos nossos projetos", destaca.

Nayara Queiroz PereiraA mesma opinião é compartilhada pela estudante Nayara Queiroz Pereira, do segundo ano de Automação. Única menina a participar do Grupo de Robótica, a estudante enfatiza o incentivo que a escola dá para a participação das meninas nos projetos de robótica. "Estamos querendo desenvolver um projeto só com participação feminina. Esse ano entraram 17 estudantes no curso de Automação, o que demonstra um aumento do interesse pela área. Eu me considero privilegiada por ter acesso a equipamentos, laboratórios e tecnologias em nossas aulas", completa.

Foram premiados os seguintes projetos:
"Estrutura Hibrida para Robô Seguidor de Linha"
"Uma Metodologia para Robô Seguidor de Linha"
"Uso do Algoritimo Genético para Sintonia de Processamento de Imagem"
"Visão Computacional Aplicada à Olimpíada Brasileira de Robótica"

Todos os projetos podem ser conferidos AQUI.