Página inicial > Notícias > Estudante atendido pelo PIC do câmpus Suzano conquista 1º lugar nacional na OBMEP

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h41 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h53

Kevyn1O estudante de 15 anos, Kevyn Thomas Correia, primeiro lugar nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2019 foi um dos alunos preparados pelo IFSP/câmpus Suzano dentro das atividades do Programa de Iniciação Científica (PIC), coordenado pelos professores Wanessa Trevisan e Gil do Prado. Outros 16 estudantes que participaram dos treinamentos no pólo do câmpus também foram premiados na OBMEP.

Durante o ano de 2019, o câmpus Suzano foi um dos pólos do PIC, que visa preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática, além de ampliar seu conhecimento científico e orientá-los para um futuro desempenho acadêmico.

Kevyn Correia era aluno da Escola Estadual Padre Simon Switzar, do município de Poá. O programa desenvolvido no câmpus Suzano deu suporte a outros 30 alunos, sendo 18 do Ensino Fundamental e 12 do Médio, moradores de cidades da região do Alto Tietê, como Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá.

De acordo com a professora Wanessa Trevisan, coordenadora do PIC/OBMEP no câmpus Suzano, “ o programa contribui para identificar jovens que já têm interesse em aprender matemática e dá a eles oportunidade de aprofundarem-se em seus conhecimentos. Com as atividades do PIC, os alunos passam a ver a matemática de uma outra forma, pois são explorados aspectos lógicos e formais dessa área do conhecimento, e não apenas operacionais. Muitas portas se abrem a partir desse programa como bolsas de estudo, participação em congressos e até mesmo vagas em Universidades”, destaca.

Os estudantes tiveram aulas ao longo do ano com os professores de matemática do câmpus, utilizando o material elaborado pelo IMPA e com bolsa mensal cedida pelo CNPq para participar do Programa. Muitos dos alunos já haviam se destacado em outras edições da OBMEP.

Para Claudio Landim, coordenador geral da OBMEP, "a partir do PIC muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores orientadores e Universidades aprendem mais Matemática, percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas e descobrem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras, tão importantes para eles e para o desenvolvimento do nosso país. Para muitos(as) alunos(as), o PIC é a oportunidade certa dada na hora certa".

CONFIRA OS MEDALHISTAS DO PIC/OBMEP DO CÂMPUS SUZANO:

Medalhas de ouro - 7:

KEVYN THOMAS CORREIA (1º lugar nacional)

CARLOS EDUARDO SANTOS ARMOND

MAURO DE ANDRADE PINTO