Página inicial > Portal > IFSP: COVID-19 | Sanitizantes | Projeto

IFSP: COVID-19 | Sanitizantes | Projeto

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 09h26 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 19h55

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em ação coordenada pela Reitoria e INOVA, iniciou o desenvolvimento de ações reforçando sua relevante atuação nas áreas de pesquisa e extensão durante a pandemia do coronavírus (COVID-19), já que não existem terapias específicas disponíveis para a COVID-19, sendo a contenção e prevenção da propagação medidas cruciais para interromper a pandemia e controlar esse novo agente infeccioso.

Tal ação foi iniciada devido à capacidade técnica de seu quadro de servidores, acompanhando as ações de Institutos Federais de outros Estados (Ceará, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Pará), além de ser incentivada pela SETEC-MEC.

No IFSP serão produzidos e ou embalados, álcoois nas seguintes apresentações:

- Álcool etílico 70º. em forma líquida – utilizado para limpeza de superfícies de hospitais, unidades de saúde, processos de antissepsia da pele, antissepsia das mãos, desinfecção de instrumentos, entre outras;

- Álcool etílico 70º em forma líquida glicerinado - um similar ao álcool gel, atualmente em falta no mercado.

FINALIDADE

A produção será doada aos hospitais públicos e universitários da UFSCar e UNIFESP, e os 30% restantes distribuídos entre os 36 campus do IFSP para doação a instituições como prefeituras e órgãos de saúde além de comunidades carentes do Estado de São Paulo.

Os hospitais públicos e os profissionais da saúde constituem a principal força de trabalho frente ao coronavírus e, muitas vezes, não possuem reagentes necessários à sua disposição. Dessa forma, os pacientes ficam expostos pela falta de equipamentos de proteção para os profissionais e para o local onde estão internados.

Cuidar dos cuidadores é fundamental para que possamos barrar o crescimento dessa pandemia, que não só se alastra, mas também se adapta em escala exponencial.

INSUMOS & PARCERIAS

O IFSP, por meio de ações desenvolvidas nos últimos dias, já arrecadou álcool e está em fase de aquisição da glicerina necessária para o procedimento de preparação do álcool glicerinado 70º.

Além disso, o IFSP está em busca de parceiros para doação de quaisquer insumos que promovam a produção de álcool em gel e álcool glicerinado.

Atualmente, um dos compostos utilizados para esse processo é o Carbopolâ 940 (Carbômero) que está em falta no mercado devido ao aumento considerável das demandas de produção de álcool gel, e para tanto no IFSP estão sendo desenvolvidas pesquisas por nosso corpo técnico, no intuito de buscar novas alternativas para agentes gelificantes, alternativos ao CARBOPOLâ 940 - que fazem com que o álcool se torne álcool gel, mantendo as propriedades de desinfecção, como também a não irritação da pele humana.

INICIATIVA

A coordenação do processo produtivo está sendo efetuada pela Reitoria do IFSP e pela INOVA-IFSP.

INOVA: Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP foi a ponte entre os APLs (arranjos produtivos locais), os servidores do IFSP, comprometidos em ajudar e a sociedade.

Esperamos que estas ações consigam minimizar possíveis danos a nossa população sempre reforçando que os Institutos Federais, bem como as Universidades Federais tem contribuído e continuaram contribuindo com a sociedade, tanto no Ensino, como na Pesquisa e Extensão.