Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para o Hackathon EMIBRA - MOCCIF21 do câmpus Suzano

Abertas inscrições para o Hackathon EMIBRA - MOCCIF21 do câmpus Suzano

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 15h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 13h52

A quinta edição da Mostra Científica e Cultural do IFSP/Suzano - MOCCIF traz este ano um hackathon virtual com o tema “Automação logística no processo de envase no setor de Colagem em indústria de embalagens”. Em 2021, o desafio conta com o apoio da empresa Emibra Ind. e Comércio de Embalagens Ltda., que fará a premiação dos vencedores. As inscrições podem ser feitas no período de 21 de setembro a 14 de outubro, pelo formulário eletrônico https://forms.gle/FVsJNzjVMfmtF3JV7. Podem participar estudantes ou não do IFSP, profissionais e comunidade interessada no tema-problema.

Serão aceitas as inscrições das primeiras 20 equipes de até 5 integrantes ou 100 participantes, que serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição. As equipes podem contar com um tutor/orientador (não obrigatório e voluntário). Esses tutores podem ser técnicos ou profissionais vinculados ou não ao IFSP. Os interessados podem inscrever-se individualmente ou em equipe. Para os vencedores haverá uma premiação em dinheiro oferecido pela Emibra Embalagens, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para cada participante da equipe, de até 5 pessoas.

O Hackathon

A competição que será realizada pelo IFSP - Câmpus Suzano tem caráter cultural e educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com foco na construção de novas soluções tecnológicas para as carências de mercado. Esta atividade terá duração de 72 horas e, ao final, deve ser apresentado um arquivo com apenas um (1) projeto de produto, processo ou serviço inovador desenvolvido inteiramente durante o evento.

A MOCCIF

A Mostra Científica e Cultural do IFSP – Câmpus Suzano é um projeto que busca despertar nos estudantes, o olhar investigativo e o apreço pela ciência, além de desenvolver a criatividade, promover a expansão de seu repertório cultural e contribuir para sua formação integral.

Nesta quinta edição, em outubro de 2021, serão realizadas sessões de apresentação de trabalhos, separados nas categorias de Ensino Médio/Técnico e de Ensino Superior. Serão expostos trabalhos de cunho científico, além de produtos, protótipos, processos ou serviços que apresentam caráter tecnológico inovador. Os trabalhos apresentados são desenvolvidos tanto por estudantes do próprio IFSP Câmpus Suzano, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos de ensino superior, quanto por autores de outras instituições de ensino da região.

A edição anterior, IV MOCCIF, foi realizada em outubro de 2019 e contou com a exposição de 98 trabalhos, mobilizando 11 instituições de ensino da região. Foram oferecidas atividades variadas como palestras, oficinas e minicursos, exposições e apresentações culturais, como cinema, dança e teatro, totalizando 49 atividades que envolveram tanto a comunidade interna quanto a externa. Além dos 1.200 estudantes do câmpus Suzano, o evento foi visitado por pelo menos 25 escolas públicas, envolvendo mais de 1.200 alunos externos. Foi criada a categoria de premiação “Empreendedorismo”, oferecendo a hospedagem, na Incubadora do IFSP, aos projetos que apresentam potencial mercadológico.

REGRAS E TERMO DE ADESÃO AO HACKATHON EMIBRA MOCCIF 2021