Página inicial > Notícias > Uso de máscara em ambientes fechados volta a ser obrigatório no Campus Suzano

Uso de máscara em ambientes fechados volta a ser obrigatório no Campus Suzano

Publicado: Domingo, 20 de Novembro de 2022, 15h15 | Última atualização em Domingo, 20 de Novembro de 2022, 15h22

Prezada comunidade escolar.

Observamos, nas últimas semanas, um aumento relevante no número de contaminações e internações por Covid 19, como pode ser observado no Painel Covid que segue anexo a esse comunicado. Felizmente esse aumento não tem se traduzido em óbitos, no entanto, tal aumento de casos é motivo para alerta e pode, além dos efeitos maléficos da contaminação, prejudicar de forma significativa o andamento das atividades acadêmicas desse final de ano.

Ontem, 16/11/2022, a Reitoria do IFSP, por meio do comunicado número 23/2022 (anexo), reforçou que, institucionalmente, o uso de máscaras em ambientes fechados é obrigatório, sendo facultado aos câmpus a deliberação pelo uso considerando os números da região. Esse mesmo comunicado reforça os comunicados governamentais que demonstram um aumento nas contaminações e internações. Cabe também destaque que algumas universidades (USP, Unicamp e Unesp, por exemplo) retomaram a obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços
fechados nessa última semana.

Ainda sobre os números, cabe destacar que o número de leitos ocupados (enfermaria, por exemplo) já ultrapassam os 50% na Grande São Paulo, com tendência de alta. Para reflexão, o protocolo do IFSP já prevê a possibilidade de ensino híbrido com esse número entre 60 e 80% e de forma obrigatória acima de 80%. Esse destaque faz-se relevante parte do subsidio à decisão urgente de alteração de protocolo a ser apresentada a seguir.

Diante desse contexto e ainda da necessidade de brevidade na tomada de decisão, como forma de mitigar os riscos da contaminação, bem como tentar assegurar o término do semestre letivo como planejado, segue a revisão do protocolo que passará a vigorar a partir de 18/11/2022:

a) Uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados (salas de aula, laboratórios e biblioteca). O uso deixa de ser facultativo ao menos nesse período. Reforçamos que essa visão tem como enfoque tentar assegurar, de forma presencial, o término adequado do semestre letivo, bem como, claro, preservar a saúde da comunidade mitigando os efeitos ruins da contaminação. Essa medida ficará válida até a próxima reunião do Conselho de Câmpus, quando poderemos refletir sobre a tendência dos dados e decidir sobre a manutenção ou não da obrigatoriedade.

b) A manutenção dos cuidados sanitários (higiene das mãos, cuidados com aglomeração, locais arejados).

c) Servidores e estudantes que estejam sintomáticos (gripe/covid) e não tenham histórico de contato com ninguém contaminado por Covid devem, obviamente, utilizar a máscara em ambientes fechados na escola (salas de trabalho, salas de aula, biblioteca, laboratórios, etc).

d) Servidores e estudantes que estejam sintomáticos (gripe/covid) e tenham histórico de contato com pessoas contaminadas por Covid ou, tenham testado positivo (teste em laboratório ou autoteste) devem permanecer em quarentena por 05 (cinco) dias ou conforme orientação médica. Neste caso a direção educacional deverá ser notificada por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para controle dos casos, bem como justificativa / abono das faltas.

O período é de cuidado e não de fiscalização ou punição. Dessa forma, pretende-se com essa medida, reforçar as medidas preventivas para que consigamos terminar o semestre como planejado, de forma presencial, sem a necessidade de nova suspensão de calendário e, consequentemente, a construção de nova agenda de reposição que tanto nos atrapalhou nos últimos 03 anos.

Fontes:

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas junto à Direção Adjunta Educacional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Confira os comunicados 34/2022 (campus Suzano) e 23/2022 (Reitoria).

Acompanhe também o Painel Covid-19.