Página inicial > Notícias > Comemoração do Dia Internacional da Mulher foi marcado por experiências partilhadas que promoveram identificação e incentivo às estudantes

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 23h47 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 22h20

Valorização e respeito às mulheres todos os dias – esse foi o clima de celebração do Dia Internacional da Mulher promovido pelo campus Suzano do IFSP no último sábado (11). A iniciativa conjunta entre as Diretorias (Diretoria Geral - DRG, Diretoria Adjunta Administrativa - DAA, Diretoria Adjunta Educacional – DAE) proporcionou a discentes, técnicas administrativas e docentes uma manhã com duas mesas redondas e algumas oficinas organizadas e desenvolvidas pelos docentes e estudantes dos cursos técnicos e da graduação.

Intitulada “Diálogos sobre o mercado de trabalho para mulheres formadas no IF”, a primeira mesa redonda contou com a fala de Cristina Ramos, Diretora Adjunta Administrativa do campus Suzano, além de três ex-alunas do IF, Amanda Pereira da Silva, Elizabeth Pereira Lacerda e Beatriz Araújo, que se tornaram professoras, e a estudante Nancy Agostinho Silva. A exposição girou em torno das diferentes experiências nos cursos do Instituto, as dificuldades durante o curso e após também, no mercado de trabalho. Segundo Cristina, que foi aluna do Instituto e virou servidora, foi uma troca interessante, que captou muito a atenção das estudantes presentes, por ser um momento de identificação, de partilha de experiências e de estímulo diante dos obstáculos que cada pessoa enfrenta ou pode vir a enfrentar. “Foram quatro mulheres com idades diferentes, experiências diferentes, cursos diferentes, todas ex-alunas. A estudante que falou por último também relatou uma dificuldade que passou no começo do ano ao perder a mãe; ela se sentiu inspirada ao ver ali mulheres que passaram dificuldades e não desistiram. Pra mim, que fui aluna do IF, é gratificante você poder falar de um ensino de qualidade que mudou tua vida”, completou a diretora.

na segunda mesa, sobre empreendedorismo feminino, estiveram presentes mulheres empreendedoras, como Priscila Yamagami, vice-prefeita de Mogi das Cruzes; Samira Gardziulis, Tecnóloga em Agronegócio, “uma área muito masculina”, segundo Samira; Ana Rosa Augusto Rodrigues, Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Cultura do Condemat e Produtora de Eventos como a festa da uva em Ferraz de Vasconcelos, a Festa das Orquídeas em Poá; e Fernanda Sales Diogo, Mestre em Sociologia da Cultura. Estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas e demonstraram bastante curiosidade sobre a participação da mulher na política. Em ambas as mesas, ainda segundo Cristina Ramos, as falas aos estudantes foram encorajadoras no sentido de não desistirem dos sonhos ou diante das dificuldades, do machismo e do racismo.

Depois das duas mesas redondas, os presentes ainda puderam participar de diversas oficinas organizadas pelos estudantes e professores do campus, como Defesa Pessoal, Narrativa e roteiro de cinema: a jornada da heroína, Oficina de orientação de carreira, Oficina de edição, Oficina iniciação à robótica e Cinedebate.

Para a professora Mônica Biancolin, que esteve na organização do evento, atividades desse tipo são fundamentais para ressignificar o papel da mulher numa sociedade estruturalmente machista. “Esse tipo de atividade nos faz refletir sobre as nossas ações, tanto de homens, quanto de mulheres, no sentido de desvelar situações vivenciadas no cotidiano que tolhem e diminuem o papel da mulher na sociedade”, completou Mônica.

Veja mais fotos nas redes sociais dos campus Suzano: