Página inicial > Notícias > Alunas do Câmpus Suzano participam de evento internacional na área de Física

Alunas do Câmpus Suzano participam de evento internacional na área de Física

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 11h28 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 12h39

IMG 20190214 WA0004As meninas do Câmpus Suzano têm lugar na ciência sim! Através do projeto de extensão "Mulheres na Ciência", coordenado pelas professoras Cleide Rizzatto e Marcela Loureiro, 14 estudantes do câmpus participaram nos dias 8 e 11 de fevereiro, do MasterClass 2019, evento internacional organizado pelo SPRACE (Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo), no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo.

Esta é a terceira vez que alunas do câmpus Suzano comparecem ao evento, organizado em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, declarado pela ONU como sendo todo dia 11 de fevereiro. Um dos objetivos é dar visibilidade à grande diferença na escolha e atuação profissional de homens e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologias e  Exatas, onde constata-se que estudantes do sexo feminino têm um participação bem inferior ao público masculino. O grande desafio é mudar essa realidade e permitir não só maior igualdade de gênero, mas o desenvolvimento das nações em vários setores.

IMG 20190214 WA0002 1No Masterclass, estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer o centro de pesquisa, trabalhar com mentores para aprender mais sobre a Física dos séculos XX e XXI, e ainda participar de atividades de demonstração e de jogos educativos. Os participantes conhecem o Modelo Padrão, que descreve as partículas fundamentais da natureza e suas interações, bem como algumas das pesquisas realizadas pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), com a qual o SPRACE colabora.

O Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE) desenvolve pesquisas fundamentais e aplicadas em áreas como física de alta energia (HEP), instrumentação científica, computação de alto desempenho (HPC) e inovação digital.

A equipe de organizadores do Masterclass conta com a participação dos professores Sandra Padula (IFT/Unesp), Valéria Dias (USP), Cleide Rizzatto (IFSP-Suzano), Nelson Barrelo (SSE/FEUFF EE Dep. Heitor Cavalcanti), Fernando Carvalho (ICT/Unesp) e Pedro Mercadante (UFABC).

O Câmpus Suzano do IFSP esteve representado nesta terceira edição do evento pelas seguintes participantes:

Curso Técnico Integrado de Quimica - 3o ano

Ana Beatriz Aquino

Gabrielle dos Santos Carvalho

Gabrielly Andrade dos Anjos
Izabelle Marques de Souza
Juliana Neves Panao

Maria Luana Bueno de Sá

Samara Rossi de Barros Almeida
Sophia Rossi de Barros Almeida
Talita Cristine Zeferino
Victoria Fernandes dos Santos Silva