Laboratórios

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Suzano possui cerca de 4 laboratórios de informática que são utilizados para os cursos oferecidos no campus. Contudo, para o curso de Logística, os laboratórios trazem uma variedade de softwares que auxiliam na aprendizagem de disciplinas como Matemática aplicada, Cálculo Aplicado, Pesquisa Operacional Aplicada e Simulação aplicada. Abaixo segue uma breve apresentação dos softwares encontrados nos laboratórios do campus.

Software GeoGebra

Desenvolvido por Markus Hohenwarter, da Universidade de Salzburg, GeoGebra é um software matemático gratuito que agrega geometria, álgebra e cálculo.

O software permite realizar construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas e funções que podem se modificar posteriormente de forma dinâmica. Além disso, o GeoGebra pode interligar diretamente equações e coordenadas, sendo assim, o software tem a possibilidade de lidar com variáveis vinculadas a números, vetores e pontos, como também, permite achar derivadas e integrais de funções e oferece comandos, como raízes e extremos.

Software R

O Software R foi criado originalmente por Ross Ihaka e por Robert Gentleman, na universidade de Auckland, Nova Zelândia, e foi desenvolvido por um esforço colaborativo de pessoas em vários locais do mundo.

O R é gratuito e tem disponibilidade para uma série de sistemas operacionais. O Software possui uma linguagem de programação e um ambiente para computação estatística e gráfica, ou seja, trata-se de uma linguagem de programação especializada em computação com dados.

Software Gams

O General Algebraic Modelling System (GAMS) é um software que foi desenvolvido com o objetivo de resolver problemas de programação linear e não-linear. Porém, é muito útil em resolver muitos problemas de economia, que são representados como problemas de equilíbrio.

Este software consiste num copilador de linguagem adaptado para sistemas complexos, aplicação de modelagem em grande escala, e permite a construção de modelos sustentáveis que podem ser adaptados rapidamente a novas situações.

Software Promodel

Desenvolvido pela Belge, é considerado um dos mais avançados softwares de simulação de eventos discretos que auxilia a tomada de decisão. O Promodel é utilizado para planejar, projetar e melhorar novos processos de manufatura, logística, serviços e outros sistemas estratégicos, táticos ou operacionais.

Este software permite reproduzir a complexidade de processos reais, incorporando a variabilidade e interdependências que permite realizar análises e mudanças, sendo assim, ele otimiza sistemas e melhora indicadores. Além disso, o software tem como objetivo ajudar a reduzir custos, aumentar capacidade, acelerar ciclos de produção e aumentar o valor de serviços ao cliente. Apesar de não ser um software livre, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Suzano, conseguiu uma parceria com a empresa Belge, obtendo assim, a doação de 20 licenças para serem utilizadas no campus.

alt