Página inicial > Portal > GPECE: Educação e Decolonialidade

GPECE: Educação e Decolonialidade

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 10h58 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 10h58

Descrição:

Segundo o sociólogo peruano Aníbal Quijano, o processo de descolonização intelectual torna-se laborioso em decorrência dos resquícios do colonialismo na cultura dos povos colonizados, cujos aspectos foram tidos como inferiores em relação aos modelos eurocêntricos. Assim, ao entender que os reflexos dos movimentos de colonização dos séculos XVIII e XIX ainda estão presentes no imaginário dos povos colonizados, como os africanos e latino-americanos, é necessário propor um pensamento ou uma perspectiva de contramovimento, que é o pensamento decolonialista. Segundo Colaço, o pensamento decolonial não pretende negar o colonial, ou desfazê-lo, o que seria impossível, mas pretende provocar um posicionamento contínuo de transgredir e insurgir a fim de superá-lo. A educação é uma instituição poderosa que poderia contribuir para a transformação do imaginário colonizado e por isso, a linha de pesquisa “Educação e Decolonialidade” pretende estudar o diálogo possível entre o pensamento decolonialista e os processos educacionais desenvolvidos na Educação Básica e Superior a partir de seus variados componentes curriculares. Como fundamentação teórica inicial, serão mobilizados os estudos de Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mignolo. Os pesquisadores e alunos envolvidos nessa linha de pesquisa poderão refletir sobre suas práticas educativas e aprofundar seus estudos dentro dessa perspectiva. Poderão também, eventualmente, escrever artigos, participar de congressos, seminários e vivências educativas.

Pesquisadores associados à linha:

Ivana Soares Paim
Lattes (link para outra página)

Lucas de Almeida Pereira

Luciana Lima Batista

Lúcio Cesar de Mattos Serrano

Mara Alice Sena Felipe
Lattes (link para outra página)