Página inicial > Notícias > Estudante do câmpus vence Concurso de Contos de Suzano

Estudante do câmpus vence Concurso de Contos de Suzano

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 14h48 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 14h58

Shadya 2A estudante do curso de Administração Modular, Shadya Rafaela Chagas Soares, conquistou o primeiro lugar na 2ª edição do Concurso de Contos de Suzano – “Vida Social e Individualidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O conto "Com Amor, Marte", foi vencedor na Categoria II - Ensino Médio (para estudantes matriculados em escolas públicas e privadas do município, residentes de Suzano ou não).

Esta não é a primeira produção literária da estudante de 16 anos, que afirma dedicar-se à escrita desde os 13 anos. Em 2019, Shadya Rafaela criou sua página de textos, o Versos Embolados, tanto no Instagram quanto no Facebook. "Quando surgiu a oportunidade de participar do concurso, nem hesitei em tentar. O processo da escrita foi bem elaborado. Algumas pessoas me auxiliaram na produção do conto e isso foi fundamental. Fiquei praticamente um mês apenas me dedicando a essa estória. O meu conto aborda temas como o preconceito contra mulheres e homossexuais, os quais acho muito importantes ressaltar, não só na escrita, já que é uma forma de conscientizar as pessoas de que todos somos iguais independente do gênero ou de quem escolhemos amar", ressalta.

Confira as produções da estudante em:

O concurso

O concurso contou com 36 trabalhos inscritos, em três categorias: I – Ensino Fundamental; II – Ensino Médio e III – Livre, para qualquer pessoa maior de 16 anos, residente em Suzano. As inscrições ocorreram de 1 a 31 de maio deste ano. A seleção foi feita por uma comissão de jurados formada por três escritores convidados e dois funcionários da Secretaria de Cultura. Na Categoria I, a vencedora foi Isabela de Souza Silva, com o conto “A Viagem para o Japão”.  O conto “Arlindo, Pode me Ouvir?”, escrito por Taíssa Rocha Galdino, venceu na Categoria III.

Os quesitos para avaliação foram criatividade, fidelidade ao tema, domínio da técnica de conto e atendimento às regras gramaticais. Todas as etapas da seleção foram realizadas via Internet.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificados, kits de leitura e os valores de R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente. Além disso, todos os participantes habilitados farão parte do livro “Antologia da 2ª edição do Concurso de Contos de Suzano”, com previsão de lançamento em 2021. Cada participante receberá dez exemplares.

O resultado pode ser conferido no portal da Prefeitura de Suzano e no site www.memoriaefuturosuzano.com.br