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NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 01h08 | Acessos: 580

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Apresentação

 

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, NAPNE do IFSP- Campus Suzano tem por objetivo criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação. O NAPNE também Prestará apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus e Integrará os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão no IFSP. 

O NAPNE é regulamentado pela  Portaria n° 38, de 16/02/2022, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei 9394 de 20/12/1996, com o decreto nº6949 de 25/08/2009, com o Decreto 7611 de 17/11/2011, com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 além de outros documentos.

 

Das Competências:

À  Coordenação   dos   Núcleos   de   Atendimento   às   Pessoas   com Necessidades Educacionais Específicas (Napne/PRE), vinculada à Pró-reitoria de Ensino, em relação às atribuições com o Napne compete: 

I - Orientar as ações de fortalecimento e apoio aos Napnes e ao Atendimento Educacional Especializado;
II -   Propor, planejar e realizar políticas e programas de capacitação aos servidores do IFSP para atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas;

III - Organizar e fortalecer grupos de trabalho que tratem de temas relativos à Educação Inclusiva e Educação Especial;

IV   -   Realizar   reuniões   sistemáticas   com   representantes   e   membros   dos Napnes;

V - Viabilizar e organizar fóruns, que tratam sobre a política de inclusão escolar do IFSP; 

VI - Viabilizar, estratégica e financeiramente, a proposição e implementação de programas de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no IFSP;

VII - Estimular e viabilizar o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos;

VIII   -   Estabelecer  parcerias   do   IFSP   com  as   instituições  especializadas   e empresas privadas;

IX - Manter banco de dados atualizado dos servidores do IFSP que possuem experiência ou desenvolvem pesquisas na área da Educação Especial;

X - Auxiliar, acompanhar e avaliar a implementação da Política de Ações Afirmativas do IFSP;

XI - Propor e acompanhar a implementação e melhoria do sistema acadêmico, de forma a atender as necessidades de sistematização e registro das atividades do Napne;

 XII   -   Fomentar   as   ações   do   Napne   em   relação   às   Ações  inclusivas   e   a articulação com os setores do câmpus, que envolvem a identificação, o planejamento, a organização de recursos humanos e financeiros e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e classificatórios de ingresso e no desenvolvimento de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão;

XIII - Fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;

XIV - Manter atualizada e centralizar na página oficial os links para cada página dos câmpus, em formato acessível.

 Ao Napne de cada câmpus compete

I   -   Propor,   estimular   e   acompanhar   a   implementação   de   acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras; 

II - Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo Napne ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus;
III - Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias,   o   câmpus   e   os   possíveis   serviços   institucionais   indicados   no   Plano   Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo Napne; 

IV - Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo Napne a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento; 

V - Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP; 

VI - Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituiçõesespecializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa; 

VII - Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outrasinstituições na área de educação inclusiva; 

VIII   -   Disseminar   conhecimentos   adquiridos   por   meio   de   formações continuadas no câmpus, bem como propor e realizar capacitações relacionadas às ações inclusivas para a comunidade escolar; 

IX   -   Participar   do   planejamento   das   atividades   didático-pedagógicas   do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Napne; 

X  -  Sugerir, apoiar,  intermediar  e  implementar  atividades e  projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva; 

XI - Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP;

 XII - Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar; 

XIII - Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;

 XIV - Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho; 

XV - Motivar a  realização de eventos oficiais  anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com o Setor de Ações Inclusivas; 

XVI - Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durante as aulas;

XVII - Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e o docente do componente curricular, da carga horária   referente   à   elaboração   de   materiais,   metodologias   específicas   e   atividades individuais aos estudantes acompanhados pelo Napne;
XVIII - Caberá ao Napne acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;

XIX  - Incentivar e pleitear projetos de  ensino, pesquisa e  extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;

XX - Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

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