Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2014, 00h25 | Acessos: 11655

O curso de Licenciatura em Química forma professores para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos à Educação Química. Ele busca preparar docentes para Educação Básica, o que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas. No curso estudam-se estratégias para transposição do conhecimento químico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Química, bem como coordena e supervisiona equipes de trabalho.

Perfil profissional do egresso: O licenciado em Química, através da integração entre teoria e prática, possui formação sólida e abrangente dos diversos campos da Química e dos saberes relacionados à prática pedagógica, sendo articulador entre esses conhecimentos e suas formas de transposição didática, permitindo sua atuação profissional na Educação Básica. Este profissional possui capacidade de se inserir em diversas realidades sociais, com sensibilidade e domínio crítico do conhecimento específico, pedagógico e metodológico, para interpretar a diversidade de necessidades dos educandos e competência para orientá-los na construção de saberes. O licenciado em Química, a partir da ação e reflexão sobre a sua prática, desenvolve a capacidade de propor ações críticas estruturadas no contexto da comunidade escolar, que culminem com atividades de inclusão social.

O curso de Licenciatura em Química é um curso semestral com 2.880 horas de carga horária mínima (para os ingressantes em 2015 e 2016) e 3266,7 horas de carga horária mínima (para os ingressantes a partir de 2017), que devem cumpridas em oito semestres (quatro anos) e que incluem 400 horas de estágio supervisionado e 200h de atividades complementares (AACCs/ATPAs).

COORDENAÇÃO: Profa. Mônica Maria Biancolin
CONTATO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As informações sobre o curso podem ser encontradas abaixo:

 Projeto Pedagógico do Curso – 19 semanas (ingressantes em 2015 e 2016)

  Grade Curricular – 19 semanas

  Projeto Pedagógico do Curso – 20 semanas (ingressantes a partir de 2017)

  Grade Curricular – 20 semanas

  Atividades Complementares: AACCs/ATPAs) (tabela de atividades e relatório de atividades)

  Colegiado do Curso: (composição, fluxo para o encaminhamento das decisões, planilha de suporte ao registro, acompanhamento e execução dos processos e decisões e avaliação das ações do colegiado em 2017).

  Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Química (manual do estágio, calendário dos encontros de estágio do 2º semestre de 2018 e tabelas de documentação para início e finalização do estágio)

  TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (manual, calendário, e fichas de cadastro e acompanhamento)

registrado em:
Fim do conteúdo da página