Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comunicado Direção Geral - 17/03/2020
Início do conteúdo da página

Comunicado Direção Geral - 17/03/2020

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 17h13 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 17h15
imagem sem descrição.

COMUNICADO DRG Nº 05/2020

Assunto: Suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas do Câmpus Suzano

Prezados e Prezadas,

Em virtude dos atuais acontecimentos em relação à Pandemia do Coronavírus (COVID-19) que levaram à interrupção das aulas e demais atividades administrativas dos campi do IFSP (resguardando apenas as atividades emergenciais e de responsabilidade legal), realizamos reunião com todos os Coordenadores de Curso na manhã de segunda-feira 16/03/2020.

O atual período de suspensão de atividades se dá 16 a 29/03/2020, conforme notificado pela Reitoria em 14/03/2020, através de seu gabinete de crise.

Por mais que queiramos que o período de suspensão das atividades não se estenda, é bastante provável, conforme apontam os especialistas na área epidemiológica, que tenhamos um longo período de quarentenas. Entendemos, portanto, na referida reunião que esse primeiro momento de 15 dias de suspensão é precioso, no sentido de nos prepararmos em relação ao uso do apoio tecnológico ao ensino. Importante frisar que não queremos, sob hipótese nenhuma, realizar migrações de cursos para a modalidade a distância e sim, criarmos um arcabouço de conteúdo e plataformas que poderão ser utilizados das mais diversas formas: formação propriamente dita, apoio pedagógico, material de consulta, recuperação paralela, dentre outros. Ou seja, queremos criar mecanismos para minorar o impacto negativo que já está dado e que possivelmente crescerá ao longo do período de quarentena voluntária.

Isto posto, os colegas da área de informática professores Raphael, Vera e Régis, juntamente ao professor Fábio, gentilmente fornecerão formação no uso e gerenciamento da plataforma Moodle, além de outras ferramentas TICs para criação e organização de conteúdos digitais. Esta é uma oportunidade muito interessante de formação docente e desde já agradeço a esses colegas. As formações se darão a partir da próxima quarta-feira, 18/03/2020, conforme agenda e informações divulgadas pelos FCCs. Portanto, estão suspensas todas as atividades acadêmicas no período de 16/03 a 29/03/2020.

Os alunos e alunas deverão manter constante observação dos canais oficiais do Câmpus Suzano (site e demais mídias sociais), para obter atualizações referentes ao atual período e, possivelmente, ao período posterior a 29/03/2020. Para a retirada dos materiais pessoais dos alunos dos cursos integrados, seguiremos a seguinte agenda:

Administração: 20/03/2020

Automação Industrial: 23/03/2020

Química: 24/03/2020

A fim de evitar aglomerações, os horários para retirada serão combinados entre a Direção Adjunta Educacional (DAE – Prof. Wagner) juntamente aos representantes de classe.

Aos alunos e alunas que possuem empréstimos de livros, a biblioteca do câmpus já atualizou todas as devoluções para o prazo do final da suspensão e, caso esta se estenda, nova atualização de prazos será feita de forma que ninguém será prejudicado.

Os trâmites presenciais da Política de Assistência Estudantil – PAP, estão suspensos. Permanecem ativos os trâmites eletrônicos e de análise pela Coordenadoria Sociopedagógica – CSP e novas notícias serão publicadas na página oficial do Câmpus Suzano.

Solicitamos à comunidade interna e externa que, na medida do possível, aguardem o retorno das atividades para a emissão de documentos. Casos de urgência devem ser encaminhados via os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em relação às atividades administrativas, seja dos setores atrelados à Direção Educacional, Direção Administrativa ou Direção Geral, estão todas suspensas na forma presencial, resguardadas as atividades emergenciais e de obrigatoriedade legal. Estas serão discutidas caso a caso com as chefias imediatas de cada setor. Quando, da natureza do trabalho, for possível do mesmo ser realizado remotamente, assim deverá ser feito, do contrário ainda sim deverá o servidor permanecer afastado. Todos os registros de ponto serão justificados de acordo com a exceção do período a que estamos expostos.

Em relação aos colegas terceirizados todas as adaptações legalmente permitidas estão sendo estudadas e implantadas de forma a minimizar a exposição desses colegas. Durante esse período, um servidor da Diretoria Administrativa por dia, estará de plantão no horário das 10:00 as 16:00. As três diretorias estarão de plantão durante esse período mas, devido à natureza dos cargos, podem não estar presentes no câmpus no referido horário, dadas demandas externas.

Por fim, gostaríamos de solicitar à comunidade do Câmpus Suzano que casos suspeitos e/ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus sejam notificados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Esta ação não se trata de mero mecanismo de reposição de horas ou não. Trata-se sim, do chamamento à nossa responsabilidade enquanto cidadãos, para o estabelecimento do melhor clima possível durante o atual período, naquilo que somos especialistas, enquanto outros profissionais também estão dando sua contribuição. Aos alunos cumpre observar a importância desse momento e seguir as orientações de reduzir ao máximo o contato social.

Certo da compreensão e do auxílio de todos nessa jornada,

Atenciosamente,

subscrevo-me.

Suzano, 17 de março de 2020.

 

Breno Teixeira Santos Fernochio

Diretor-Geral do Campus Suzano

 

COMUNICADO DIREÇÃO - 17/03/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página