Página inicial > Comunicados aos alunos e responsáveis > Ocorrência no entorno do campus
Comunicados aos alunos e responsáveis

Ocorrência no entorno do campus

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 15h33 | Acessos: 815

Informamos que, infelizmente, nos últimos dias, recebemos informações de que alunos dos Cursos Superiores do IFSP, especialmente do Bacharelado em Química Industrial, sofreram assaltos no trajeto do IFSP e a Estação Calmon Viana - horário de saída das aulas – período noturno. Ao recebermos as informações, as seguintes ações imediatas estão sendo tomadas:

a) Envio de ofício ao Batalhão da Polícia Militar solicitando reforço no policiamento da região, especialmente no entorno do Parque Max Feffer e no trajeto até a Estação Ferroviária de Calmon Viana - nos horários de saída das aulas do período vespertino e entrada e saída das aulas do noturno;

b) Solicitação ao ROMU que realize rondas no entorno no Parque Max Feffer nos horários das 18 às 19 horas e das 22 às 23 horas;

c) Agendamento de uma reunião com o Diretório Acadêmico para quarta-feira, 05/04/2023, 17h30min para discutirmos potenciais ações do Diretório e do próprio IFSP para mitigar os riscos;

d) Até que medida diferente seja recomendada, orientamos que todos os estudantes que utilizam a linha 12/Safira via estação Calmon passem a se deslocar até a estação de Suzano, com o uso de ônibus que parte de frente ao câmpus às 22h35min (horário de saída). O ônibus parte do ponto na frente do IFSP e deixa os estudantes em frente à estação/terminal urbano. Desse ponto pode-se deslocar, de trem, até Calmon Viana. Alunos com dificuldades financeiras para o transporte poderão procurar o serviço social do câmpus para análise de viabilidade de um auxílio nesse sentido.

Esclarecimentos importantes:

1) Lamentamos os fatos ocorridos e somos solidários aos alunos e às alunas e, no que estiver ao nosso alcance, implementaremos ações como forma de minimizar os riscos de roubos e assaltos, bem como à garantia da integridade física dos(as) estudantes. Mas, temos que ter clareza que trata-se, especialmente, de um problema de segurança pública, fora de nosso controle. Como instituição de ensino, nos cabe cobrar ações junto ao poder público para o tratamento desses eventos, assim como a qualquer cidadão (o que já fizemos); bem como estudar ações internas que possam minimizar o risco (o que estamos fazendo).

2) Atualmente, não dispomos de recursos orçamentários para assumir o transporte dos alunos entre o Câmpus e as estações, bem como teríamos limitações legais e falta de amparo jurídico para organizar, por conta do IFSP, transporte fretado, mesmo que custeado pelos estudantes. Esse é um ponto de pauta a tratarmos com o Diretório Acadêmico na reunião de amanhã.

3) Solicitamos aos (as) estudantes e seus (suas) responsáveis, caso sejam menores de idade, que qualquer evento dessa natureza seja registrado pelo(a) estudante como Boletim de Ocorrência junto a segurança pública local e uma cópia deve ser enviada para a direção do Câmpus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para subsidiar os pedidos às autoridades. Dessa forma, solicito aos alunos e alunas que sofreram os assaltos que enviem com brevidade o Boletim de Ocorrência por email.

4) Após a reunião com o Diretório Acadêmico, emitiremos novo comunicado com as ações adicionais que serão encaminhadas.

5) Colocamo-nos a disposição dos alunos e alunas que sofreram com essas ocorrências no que pudermos ajudar, considerando as condições acima explicitadas. Em tempo, convidamos que alunos e alunas que tenham qualquer proposta a ser apresentada que procure o diretório acadêmico que certamente trará o tema à reunião de amanhã.

Comunicado 24/2023