Página inicial > Notícias > Projetos de Robótica do câmpus são premiados em Mostra Nacional

Projetos de Robótica do câmpus são premiados em Mostra Nacional

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 11h27 | Acessos: 848

obr 2019 2Os estudantes do câmpus Suzano foram premiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq, com vigência em 2020, durante o evento Mostra Nacional de Robótica 2019. Esse é um evento nacional muito concorrido e os alunos do câmpus Suzano foram destaque na premiação. "Entre os 33 projetos contemplados, quatro são do nosso câmpus, o que não é comum acontecer, sendo o câmpus no Brasil que mais trabalhos qualificou", comemora o Diretor Adjunto de Ensino, Wagner Garo.

Os alunos participam do Grupo de Robótica do IFSP/Suzano, coordenado pela professora Vera Lúcia da Silva, e que conta com a participação dos docentes Raphael Antonio de Souza, Masamori Kashiwagi e Wagner Roberto Garo Junior.

Pedro Eduardo dos SantosO estudante do terceiro ano de Automação, Pedro Eduardo dos Santos,  acredita que esta é uma experiência para a vida toda. "Vim de uma escola que não oferecia muitas oportunidades e eu sempre gostei de robôs. Aqui no câmpus aprendemos a trabalhar em grupo e a compartilhar conhecimentos. É fascinante ver como a teoria comeja a fazer sentido quando colocada em prática. O IF nos dá o suporte necessário para isso, o apoio dos professores e a estrutura fíisca e de material para desenvolvermos nossos projetos", destaca.

Nayara Queiroz PereiraA mesma opinião é compartilhada pela estudante Nayara Queiroz Pereira, do segundo ano de Automação. Única menina a participar do Grupo de Robótica, a estudante enfatiza o incentivo que a escola dá para a participação das meninas nos projetos de robótica. "Estamos querendo desenvolver um projeto só com participação feminina. Esse ano entraram 17 estudantes no curso de Automação, o que demonstra um aumento do interesse pela área. Eu me considero privilegiada por ter acesso a equipamentos, laboratórios e tecnologias em nossas aulas", completa.

Foram premiados os seguintes projetos:
"Estrutura Hibrida para Robô Seguidor de Linha"
"Uma Metodologia para Robô Seguidor de Linha"
"Uso do Algoritimo Genético para Sintonia de Processamento de Imagem"
"Visão Computacional Aplicada à Olimpíada Brasileira de Robótica"

Todos os projetos podem ser conferidos AQUI.