Página inicial > Notícias > Finais Estaduais do JIF: confira como foi a abertura

Finais Estaduais do JIF: confira como foi a abertura

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 17h43 | Acessos: 341

As finais da fase seletiva estadual dos Jogos das Instituições Federais (JIF SP 2022) foram oficialmente abertas na noite desta quarta-feira (12), no Ginásio do Câmpus Tupã. Delegações de 24 câmpus participaram da cerimônia de abertura, que contou com a presença do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, do prefeito do município de Tupã, Caio Aoqui, e do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Shigueiro. Também estavam presentes a pró-reitora de Extensão do IFSP, Gabriela Arduíno, o diretor-geral do Câmpus Tupã, Marcos Leite, o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Valdir Berti, a coordenadora dos JIF, professora Solange Aparecida Alves, e o coordenador técnico da equipe de atletismo de Tupã, Luís Alves.

JIFSP.jpeg

Em sua fala, Silmário destacou que esta é a segunda vez que o IFSP realiza os jogos, tendo sido a primeira em Avaré, em 2019; neste ano, a competição foi realizada em diversas regiões do estado. O reitor agradeceu a todos os servidores que se empenharam para tornar possível a realização dos JIF e também ao diretor do câmpus e às autoridades do município que disponibilizaram todo o apoio e estrutura para o evento, que em sua essência envolve esporte, cultura e uma formação cidadã. Ele destacou também o esforço de realizar um evento dessa magnitude após a pandemia.

Reitor do IFSP fala aos alunos na abertura dos JIF

“Nós valorizamos essa integração entre os nossos estudantes. Os JIF proporcionam que os nossos alunos possam conhecer diferentes culturas, pois o nosso estado é muito grande e aqui eles estão encontrando colegas das mais diversas regiões. Agradeço a todos os que não mediram esforço para tornar este evento possível, a despeito de qualquer dificuldade, a exemplo do nosso orçamento que no momento é desfavorável, mas com a ajuda de todos podemos tornar o JIF uma realidade”, contou.

O prefeito Caio Aoqui afirmou que o câmpus do IFSP faz toda a diferença para a educação da cidade de Tupã e toda a região. “A parceria para a realização dos jogos é algo que só vem a reforçar o compromisso do Instituto e do município com a educação pública de qualidade. Nossa cidade recebe os atletas do JIF de braços abertos.”

A pró-reitora Gabriela Arduino falou sobre toda a jornada dos jogos, até chegar às finais estaduais. “Tivemos quase 3.000 inscrições de alunos-atletas, que disputaram a fase regional (realizada em três regiões diferentes: Caraguatatuba, São Paulo e Barretos). É a primeira vez que fazemos os JIF com todas as modalidades e também será a primeira vez que sediaremos a fase nacional dos jogos. Espero que tenhamos uma competição bem jogada, com espírito esportivo, que todos possam competir e se divertir”, finalizou.

Atletas do Xadrez feminino

A estudante-atleta Graziela Barbosa, que cursa o Técnico Integrado em Eletrônica no Câmpus São Paulo, foi a responsável por proferir o juramento dos atletas. Ela, que vai disputar os jogos na modalidade Xadrez, se disse muito feliz pela oportunidade. “Antes mesmo de entrar no IF eu já conhecia os JIF e sempre quis participar. No ano passado eu participei do e-JIF e consegui me classicar para a fase nacional, ficando entre as dez primeiras colocadas. Esse ano é a primeira vez que participo dos jogos presencialmente e saio da minha cidade pra conhecer outro câmpus. Espero dar o meu melhor e espero conseguir uma medalha", afirmou.

Grupo do Câmpus Guarulhos posa ao lado de Silmário, Marcos Leite e Solange

A abertura dos jogos contou também com apresentações culturais. Uma delas foi do Grupo de Dança Alegoria, do Câmpus Guarulhos. Beatriz Giovanna, aluna do curso técnico em informática, é uma das oito integrantes do grupo e se disse muito animada para a competição. “Estávamos bem ansiosos pela nossa apresentação, que foi bem legal. Agora vamos torcer para os nossos colegas do câmpus que vão disputar os jogos no atletismo, xadrez e tênis de mesa”, contou.

A programação dos JIF segue até amanhã (14), com a disputa de dez modalidades. Ainda hoje serão conhecidos os vencedores do handebol, basquete e vôlei de praia masculino e feminino. Na sexta-feira pela manhã, serão realizados os jogos finais do futebol de campo, natação, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Na parte da tarde, acontecem os últimos jogos do futsal e voleibol masculino e feminino e também a entrega da premiação aos vencedores da competição. Lembrando que os campeões irão representar o IFSP na fase nacional dos JIF, de 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto.

//www.flickr.com/photos/195633871@N08/albums/72177720302857041/page2" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Veja aqui as fotos da final estadual dos JIF.

Confira o cronograma e o regulamento das finais estaduais dos JIF 2022.

Confira o regulamento dos JIF 2022 Etapa Nacional

//www.flickr.com/photos/195633871@N08/sets/72177720301519067/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Veja aqui as fotos da primeira fase da etapa estadual

Saiba mais sobre os Jogos das Instituições Federais.

Retirado de: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3343-finais-estaduais-do-jif-confira-como-foi-a-abertura