Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Instruções sobre transporte público: BILHETE ÚNICO/SPTRANS, BOM/EMTU e PASSE LIVRE/SUZANO
Início do conteúdo da página
Notícias

Instruções sobre transporte público: BILHETE ÚNICO/SPTRANS, BOM/EMTU e PASSE LIVRE/SUZANO

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 16h40 | Acessos: 35216

Reunimos aqui informações e instruções sobre o transporte público e as formas que o estudante pode acessá-lo:


 BILHETE ÚNICO/SPTRANS;
 TOP/EMTU;
 PASSE MUNICIPAL DE SUZANO;
 PASSE MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES.

BILHETE ÚNICO – SPTRANS

 

Qual a área de cobertura da SPTrans?


Resposta: Ônibus e micro-ônibus do Município de São Paulo, nos trens do Metrô e da CPTM, e nos terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes.


Quem pode solicitar o benefício estudantil?


Resposta: Os alunos com matrícula ativa nos cursos regulares (técnico, graduação e pós-graduação) exclusivamente para o deslocamento ao Campus Suzano.


Os alunos dos Cursos de Extensão (FIC) têm direito ao benefício?


Resposta: Não, apenas os alunos dos cursos regulares.


Como solicitar o bilhete único?


1 – Após a efetivação da matrícula ou realização da rematrícula obrigatória, o aluno deve fazer a solicitação por meio de requerimento no Suap < suap.ifsp.edu.br >, selecionando o tipo de requerimento
"solicitação de passe escolar", e informar, no campo assunto, o cadastramento para SPTrans (Bilhete Único).


2 – Após o requerimento SUAP ser atendido, o aluno deverá acessar o site da SPTrans < https://sptrans.documentodoestudante.com.br/ > e informar seus dados para verificar o status do seu pedido (o deferimento ou o indeferimento do pedido é de competência da própria SPTrans);


3 – Se o cadastro for aprovado, o aluno deverá dar prosseguimento pelo site da SPTrans < https://sptrans.documentodoestudante.com.br/ >, lembrando que este procedimento deve ser repetido após a realização de cada rematrícula obrigatória.


Minha solicitação foi reprovada pelo Sistema da SPTRANS. Como
solicitar nova avaliação para o desbloqueio?

Resposta: Entre em contato com a SPTrans por meio do Portal SP 156

.
Como solicitar o benefício da gratuidade para os estudantes de
baixa renda?


Resposta: O aluno que tiver direito à gratuidade deverá comprovar a sua condição socioeconômica junto à SPTrans.: Siga as orientações do link https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?

Como fazer para aumentar as cotas devido à utilização de ônibus municipal de São Paulo + transporte por trilhos?


Resposta: As informações enviadas pelas instituições de ensino à SPTrans são processadas por meio de Sistema de Georreferenciamento Eletrônico, que identifica a distância e quantidade de modais necessária
para a realização dos deslocamentos. Quando houver a necessidade de acrescentar mais um tipo de modalidade de transporte (ônibus ou metrô/CPTM) na cota mensal, o pedido de inclusão deve ser realizado pelo portal SP156, observe o link com as informações completas:
https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?t=749&a=1619&se
rvico=3313


Onde posso obter mais informações a respeito do bilhete único?


Resposta: Para mais informações, acesse o link com informações úteis:
https://sptrans.com.br/perguntas-e-respostas/?sobre=bilhete-
estudante#21683

TOP – EMTU


Qual a área de cobertura da EMTU?


Resposta: O passe escolar da EMTU é utilizado somente nas linhas de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas. Consulte a área de cobertura em: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas.fss, Linhas com trajeto para o Campus Suzano: Linha 277 e Linha 843.


Quem pode solicitar o benefício estudantil?


Resposta: Os alunos com matrícula ativa nos cursos regulares (técnico, graduação e pós-graduação) exclusivamente para o deslocamento ao Campus Suzano que moram em município diferente da Instituição de ensino e distante a mais de um quilômetro; ter ligação de transporte coletivo metropolitano entre a casa e a escola e não possuir nenhum outro benefício de gratuidade nos transportes.

Os alunos dos Cursos de Extensão (FIC) têm direito ao benefício?


Resposta: Não, apenas os alunos dos cursos regulares.


Como solicitar o passe EMTU?


1 – Após a efetivação da matrícula ou realização da rematrícula obrigatória, o aluno deve fazer a solicitação por meio de requerimento no Suap < suap.ifsp.edu.br >, selecionando o tipo de requerimento "solicitação de passe escolar", e informar, no campo assunto,  o cadastramento para EMTU (Top) e se a solicitação é referente a passe livre ou meia tarifa.


2 – Após o requerimento SUAP ser atendido, o aluno deverá acessar o site da EMTU < https://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256> para verificar o status do seu pedido (o deferimento ou o indeferimento do pedido é de competência da própria EMTU);


3 – Se o cadastro for aprovado, o aluno deverá dar prosseguimento pelo site da EMTU < https://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256 >, anexando os documentos solicitados.


4 – A cada novo semestre letivo, será necessário renovar o cadastramento na EMTU com o envio de atestado de matricula - atualizado - no modelo específico exigido pela EMTU.
4.1. Acesse o SUAP com o prontuário e senha;
4.2. Clique na identificação ou foto;
4.3. Clique em opção 'Documentos' e escolha “atestado de matrícula”;
4.4. Marque as seguintes opções: “Horários de aulas” + “Passe Escolar EMTU”
4.5 Acione a opção enviar e espere o pedido ser processado.
4.6 Faça o download do arquivo gerado e envie o documento à EMTU.


Como solicitar o benefício da gratuidade para os estudantes de
baixa renda?


Resposta: o aluno de baixa renda que quiser solicitar o passe livre deverá comprovar a sua condição socioeconômica junto à EMTU. Siga as orientações do link: https://www.emtu.sp.gov.br/passe/direito.htm


Minha solicitação foi reprovada. Como solicitar nova avaliação para
o desbloqueio?


Resposta: Entre em contato com a EMTU através do link < https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/fale-conosco.fss >.

CARTÃO ONPAG - PASSE MUNICIPAL DE SUZANO


Qual a área de cobertura da passe municipal?


Resposta: O passe escolar é utilizado somente nas linhas de ônibus do município de Suzano. Consulte as linhas no link: https://www.radialtransporte.com.br/linhas-suzano Linhas com trajeto para o Campus Suzano: LINHA 13TR e LINHA 20TR


Quem pode solicitar o benefício estudantil meia tarifa?


Resposta: Os alunos com matrícula ativa nos cursos regulares (técnico, graduação e pós-graduação) exclusivamente para o deslocamento ao Campus Suzano.


Como solicitar o passe municipal meia tarifa?


1 – Baixe o Telegram na loja de aplicativos do seu celular e converse com a Olívia pelo @OnCardBot.


2 – Baixe o formulário de solicitação do cartão de estudante no site da empresa da empresa prestadora do serviço < https://www.radialtransporte.com.br/cartoes >


3 – Preencha o formulário com os dados do Campus Suzano e leve até a secretaria escolar para carimbado e assinado, conforme o horário de atendimento do link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1HgM9Ve0GJKOcF4hy- RjRKHuDph7LVKfX/edit?gid=2032353649#gid=2032353649


4 – Digitalize e envie o formulário preenchido, carimbado e assinado pelo aplicativo.


  Quem pode solicitar o passe livre estudantil municipal?


Resposta: O passe livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino fundamental, médio, técnico, EJA e superior.


Como solicitar o passe livre estudantil?

1– Acesse o site do programa passe livre municipal < https://suzano.sp.gov.br/passe-livre/ > e acompanhar os procedimentos, documentos necessários e prazos;


2 – Providencie a impressão e preenchimento dos formulários;


3 – Leve o formulário preenchido até a secretaria acadêmica (CRA) e/ou à Direção Adjunta Educacional para conferência, carimbo e assinatura;


4 – Siga as instruções no site< https://suzano.sp.gov.br/passe- livre/ > para envio dos documentos necessários;


5 – Acompanhar a solicitação.


Tenho mais dúvidas, como proceder?


Resposta: Mais informações com a prefeitura de Suzano, nos canais: passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br e telefone: (11) 4744-6084
 

MOGI PASSES


Qual a área de cobertura da passe?


Resposta: O passe escolar é utilizado somente nas linhas de ônibus do município de Mogi das Cruzes.


Quem pode solicitar o benefício estudantil?


Resposta: Os alunos com matrícula ativa nos cursos regulares (técnico, graduação e pós-graduação) que moram no município de Mogi das Cruzes e utilizam ônibus municipais de Mogi das Cruzes para o deslocamento ao Campus Suzano.


Como solicitar o passe estudantil?


1 – Após a efetivação da matrícula ou realização da rematrícula obrigatória, o aluno deve acessar o site para realizar o cadastramento: https://www.mogipasses.com.br/cartoes/escolar


2 – Assim que fizerem o pedido no site da Mogi Passes, abra um requerimento no Suap < suap.ifsp.edu.br >, selecionando o tipo de requerimento "solicitação de passe escolar" e informe, no campo assunto, a necessidade de aprovação para Mogi Passes.


3- A cada novo semestre letivo, pode ser necessário renovar o cadastramento com o envio de atestado de matricula atualizado.


3.1. Acesse o SUAP com o prontuário e senha;
3.2. Clique na identificação ou foto;
3.3. Clique em opção 'Documentos' e escolha “atestado de matrícula”;
3.4. Marque a seguintes opção: “Horários de aulas”

3.5 Acione a opção enviar e espere o pedido ser processado.
3.6 Faça o download do arquivo gerado e envie o documento à Mogi Passes

Como entrar em contato para mais informações?


Resposta: mogipasses@mogipasses.com.br

Tutoriais para abrir requerimento no Suap

Tutorial em vídeo
Tutorial em PDF

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página