Ocorrência no entorno do campus
Informamos que, infelizmente, nos últimos dias, recebemos informações de que alunos dos Cursos Superiores do IFSP, especialmente do Bacharelado em Química Industrial, sofreram assaltos no trajeto do IFSP e a Estação Calmon Viana - horário de saída das aulas – período noturno. Ao recebermos as informações, as seguintes ações imediatas estão sendo tomadas:
a) Envio de ofício ao Batalhão da Polícia Militar solicitando reforço no policiamento da região, especialmente no entorno do Parque Max Feffer e no trajeto até a Estação Ferroviária de Calmon Viana - nos horários de saída das aulas do período vespertino e entrada e saída das aulas do noturno;
b) Solicitação ao ROMU que realize rondas no entorno no Parque Max Feffer nos horários das 18 às 19 horas e das 22 às 23 horas;
c) Agendamento de uma reunião com o Diretório Acadêmico para quarta-feira, 05/04/2023, 17h30min para discutirmos potenciais ações do Diretório e do próprio IFSP para mitigar os riscos;
d) Até que medida diferente seja recomendada, orientamos que todos os estudantes que utilizam a linha 12/Safira via estação Calmon passem a se deslocar até a estação de Suzano, com o uso de ônibus que parte de frente ao câmpus às 22h35min (horário de saída). O ônibus parte do ponto na frente do IFSP e deixa os estudantes em frente à estação/terminal urbano. Desse ponto pode-se deslocar, de trem, até Calmon Viana. Alunos com dificuldades financeiras para o transporte poderão procurar o serviço social do câmpus para análise de viabilidade de um auxílio nesse sentido.
Esclarecimentos importantes:
1) Lamentamos os fatos ocorridos e somos solidários aos alunos e às alunas e, no que estiver ao nosso alcance, implementaremos ações como forma de minimizar os riscos de roubos e assaltos, bem como à garantia da integridade física dos(as) estudantes. Mas, temos que ter clareza que trata-se, especialmente, de um problema de segurança pública, fora de nosso controle. Como instituição de ensino, nos cabe cobrar ações junto ao poder público para o tratamento desses eventos, assim como a qualquer cidadão (o que já fizemos); bem como estudar ações internas que possam minimizar o risco (o que estamos fazendo).
2) Atualmente, não dispomos de recursos orçamentários para assumir o transporte dos alunos entre o Câmpus e as estações, bem como teríamos limitações legais e falta de amparo jurídico para organizar, por conta do IFSP, transporte fretado, mesmo que custeado pelos estudantes. Esse é um ponto de pauta a tratarmos com o Diretório Acadêmico na reunião de amanhã.
3) Solicitamos aos (as) estudantes e seus (suas) responsáveis, caso sejam menores de idade, que qualquer evento dessa natureza seja registrado pelo(a) estudante como Boletim de Ocorrência junto a segurança pública local e uma cópia deve ser enviada para a direção do Câmpus (ged.suzano@ifsp.edu.br) para subsidiar os pedidos às autoridades. Dessa forma, solicito aos alunos e alunas que sofreram os assaltos que enviem com brevidade o Boletim de Ocorrência por email.
4) Após a reunião com o Diretório Acadêmico, emitiremos novo comunicado com as ações adicionais que serão encaminhadas.
5) Colocamo-nos a disposição dos alunos e alunas que sofreram com essas ocorrências no que pudermos ajudar, considerando as condições acima explicitadas. Em tempo, convidamos que alunos e alunas que tenham qualquer proposta a ser apresentada que procure o diretório acadêmico que certamente trará o tema à reunião de amanhã.
Redes Sociais