Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reunião no câmpus inicia trabalhos para estruturar curso Técnico em Automação Industrial
Início do conteúdo da página
Notícias

Reunião no câmpus inicia trabalhos para estruturar curso Técnico em Automação Industrial

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h27 | Acessos: 971

ceic 2Nesta sexta-feira, 22/11, aconteceu no câmpus a primeira reunião da CEIC (Comissão de Elaboração e Implementação de Curso) com representantes de empresas da região para montagem do curso Técnico em Automação Industrial, seguindo o modelo australiano que prevê maior articulação com a indústria regional. Presentes os representantes das empresas Clariant, ARV Systems, Damapel, além de alunos egressos que já atuam profissionalmente na área.

O sistema australiano de formação profissional TVET (Technical and Vocational Education and Training) opera como uma mola propulsora para o crescimento econômico e produtivo do país, uma vez que fornece aos estudantes habilidades e qualificações necessárias para inseri-los no mercado de trabalho. Essa aproximação entre mundo acadêmico e indústria permite que o setor produtivo se mantenha competitivo em um ambiente internacional. 

Cynthia Fischer, assessora da Arinter, explica que o sistema oferece uma formação muito mais alinhada às demandas atuais do mercado de trabalho. Além de ter a vivência nas empresas desde o início do curso, trabalhando com problemas reais, ao se formarem, os alunos estão mais preparados para assimilar as novas informações que começam a receber enquanto profissionais. Outro ponto importante do sistema australiano é a constante revisão e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos.

No IFSP, a metodologia de ensino será oferecida a partir do primeiro semestre de 2021, inicialmente em quatro turmas de curso Técnico em Automação Industrial na modalidade concomitante/subsequente ao ensino médio nos Câmpus Bragança Paulista e Suzano, os quais já possuem experiência na metodologia de ensino que aproxima alunos e indústria. Em Suzano, teve início, no segundo semestre de 2018, um curso Técnico em Automação Industrial focado em atender às expectativas e necessidades das empresas e da sociedade, contribuindo para a inserção no mundo do trabalho e a atuação cidadã dos profissionais. 

Ainda em 2019, será iniciada a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC), e em 2020, os procedimentos legais para a abertura das turmas, em 2021. O objetivo, avalia Cynthia Fischer, é que após os ajustes no PPC – que serão realizados semestralmente –, os cursos já sejam oferecidos a outros câmpus do IFSP e institutos federais de outros estados brasileiros, além disso, deve ser oferecido um novo curso de outro eixo tecnológico já em 2022. “É um projeto ambicioso, queremos inovar e ampliar a educação técnica e tecnológica no País”, avalia a assessora.

LEIA MAIS: http://szn.ifsp.edu.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=1127:curso-de-automacao-industrial-do-campus-suzano-atende-demandas-do-mercado&catid=63&Itemid=319

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página