Página inicial > Notícias > I Trote Solidário entrega mais de 150 kg de alimentos ao INDAC

I Trote Solidário entrega mais de 150 kg de alimentos ao INDAC

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h07 | Acessos: 527

trote 2020 2Estudantes do campus Suzano entregaram nesta segunda-feira, 17/02, cerca de 150 kg de alimentos e produtos de higiene ao Instituto INDAC, de Suzano. Os alimentos foram arrecadados durante o I Trote Solidário realizado com os calouros que ingressaram este semestre nos cursos técnicos da escola. A iniciativa partiu de uma sugestão da Coordenadoria de Extensão e foi organizada e desenvolvida por uma comissão formada por alunos veteranos dos cursos ténicos integrados, com apoio da Direção Adjunta de Ensino.

trote 2020 5O primeiro lugar ficou para a turma do curso Técnico Integrado em Química, que recolheu a maior quantidade de produtos e ganhou cadernos do IFSP e prendedores personalizados para os crachás. O segundo lugar em arrecadações foi ocupado pelo curso Técnico em Automação Industrial (Concomitante/subsequente). Terceiro e quarto lugares, respectivamente, ficaram para as turmas dos cursos de Automação Industrial (Integrado) e Administração (Concomitante/subsequente).

Para o Diretor Adjunto de Ensino, Wagner Garo, "a intenção é promover a inserção da comunidade local nas ações do instituto. Apesar de termos programado as atividades em um período de férias, o resultado foi muito bom e já estudamos a possibilidade de fazer trote solidário como uma ação permanente a cada semestre. O envolvimemto dos alunos foi fantástico. Eles coletaram, organizaram, ranquearam as turmas e tomaram conta de todo o processo até a entrega dos alimentos à instituição escolhida", explica.

trote 2020 4Entre os 150 kg de produtos arrecadados estão itens da cesta básica como arroz, feijão, óleo, açúcar, café, macarrão e farinhas, além de alimentos como achocolatado, biscoitos, leite, gelatina, enlatados, chás, azeite, temperos e produtos de limpeza e higiene pessoal. Uma tabela com a pontuação dos itens a serem recolhidos foi criada pela nutricionista do restaurante com apoio de técncos administrativos.

A estudante Flávia Brasil, do terceiro ano de Automação, uma das representantes da comissão que organizou o trote solidário, acredita que "foi uma iniciativa muito válida para os alunos e para a escola. Mostra como podemos ser unidos em torno de um objetivo. Queremos mostrar que também nos preocupamos com a comunidade externa e devemos nos envolver em muitas ações desse tipo, afinal o IFSP nos dá muito e podemos retribuir com ações solidárias", enfatiza.

INDAC: a instituição escolhida

trote 2020 6Em evento no auditório da escola, os Diretores do INDAC , Estêvão Correia e Fábio Diniz(CooperSuzan) receberam os donativos e convidaram os estudantes para conhecer os trabalhos sociais e comunitários realizados pelo Instituto junto à comunidade.

O Instituto Nacional de Ações Comunitárias - INDAC está localizado em Suzano e presta ações de cunho assistencial às familias e jovens carentes da região, além de atuar na recuperação de homens e mulheres com dependência química, oferecendo moradia, tratamento e ressocialização através do trabalho.  Atualmente, o Instituto atende a 29 homens, internos em tratamento contra o vício em álcool e drogas. Outra estrutura está sendo criada para oferecer tratamento a mulheres com dependência química.

Em 2019, uma parceria com o câmpus Suzano/IFSP possibilitou a pintura dos muros da frente da escola, contando com a mão-de-obra dos assistidos pelo INDAC.