Página inicial > Notícias > Projeto FALA AÍ! oferece acolhimento virtual aos estudantes do Câmpus Suzano

Projeto FALA AÍ! oferece acolhimento virtual aos estudantes do Câmpus Suzano

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 18h53 | Acessos: 1116

O período de suspensão das aulas causado pela pandemia do Coronavírus impõe muitos desafios à comunidade acadêmica. Pensando numa forma de atender os estudantes neste momento que pode gerar quadros de ansiedade e instabilidade emocional, o câmpus Suzano  lança, na próxima semana, um canal de acolhimento virtual: o FALA AÍ! O serviço será oferecido com o apoio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e de servidores docentes e técnico-administrativos do câmpus.

Uma sala virtual será disponibilizada aos estudantes de todos os cursos e modalidades da instituição, objetivando oferecer um espaço de escuta e acolhida aos jovens que necessitam de um suporte em momentos de necessidade de apoio. O primeiro encontro acontece no próximo dia 6 de abril, das 15h às 17h, com possibilidade de participação de 20 pessoas. “A sala abrirá às 14h45 e, nesse momento, são vagas limitadas. Qualquer aluno regularmente matriculado no câmpus Suzano pode participar deste ambiente virtual que vai priorizar a escuta compreensiva, num local isento de críticas, conselhos ou julgamentos, e que será pautado pelo respeito aos sentimentos e às opiniões dos participantes”, explica o professor Fábio Machado, coordenador do projeto.

Para a psicóloga do câmpus, Marcelle Barros, "em geral, os grupos de apoio facilitam a superação de crises. E, principalmente nos dias em que vivemos, a participação em grupos é mais uma alternativa para suportar o momento e pode também produzir mudanças positivas. A família é o primeiro grupo que pertencemos e nos apoiamos. Depois disso, a escola, onde passamos a conviver com pessoas que trazem histórias de vida, atitudes, valores morais e éticos diferentes. Então passamos a exercitar mais o respeito e a tolerância diante do  outro diferente de mim", explica.

A psicóloga destaca que o grupo de apoio "Fala Aí" é uma iniciativa do campus Suzano que pode ser considerada "um laboratório para a prática da escuta compreensiva sem julgamentos, respeito e o reconhecimento de valores pessoais e morais além dos que eu já conheço. Além disso a manutenção do vínculo escolar/acadêmico é um grande benefício nesses tempos de isolamento social".

Para participar, os interessados podem acessar a sala virtual por meio do link https://8x8.vc/ifspsuzano/falaai . Se o acesso for pelo celular, antes de clicar no link é necessário  baixar o .aplicativo   https://play.google.com/store/apps/details?id=org.vom8x8.sipua&hl=pt_BR . Caso o participante não possua internet, pode ligar gratuitamente para o número 0800 883 6446 e, após ouvir uma rápida mensagem em inglês, digitar o seguinte código: 223 913 80#.

De acordo com Fábio Machado, os encontros ocorrerão semanalmente, abordando diversos temas, utilizando o sistema de Freeconference Call. “A intenção é que os facilitadores promovam um clima de liberdade, respeito aos participantes e, principalmente, total sigilo sobre as questões tratadas. Para os estudantes será uma oportunidade de participar de um grupo solidário que preza pelo respeito ao outro. Esperamos continuar com o projeto mesmo após a quarentena, afinal, ter um ouvido disponível é sempre uma boa”, reforça.

Manual de instruções