Página inicial > Notícias > Estudante egressa e docentes do câmpus publicam artigos em livro sobre Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 14h07 | Acessos: 669

A aluna egressa do curso técnico integrado em Automação Industrial, Luana Souza Bento, teve seu artigo Utilização da Hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional no mapeamento da trajetória de mulheres artistas no início do século XX, publicado no livro Novos diálogos entre Ciência e Tecnologia - Perspectivas de pesquisas (dTEC 2020), organizado pelo pesquisador Marcelo Vianna, do IFRS/câmpus Osório. O trabalho da estudante conta com a coautoria do professor Lucas de Almeida Pereira do câmpus Suzano/IFSP, que também participou da escrita da Introdução da primeira e segunda edições do projeto.

A professora Ivana Soares Paim também participa da mesma edição com o artigo A produção amadora de vídeos no programa educativo “Apontamentos em Artes” em 2020: celulares, aplicativos de edição e veiculação no Instagram.

O professor Lucas destaca o diferencial do trabalho da aluna Luana Santos Bento que “utilizou a pesquisa em acervos de jornais (hemeroteca digital) para dar enfoque na trajetória de duas mulheres artistas plásticas que atuaram na virada do século XIX para o XX. O trabalho é importante ao acrescentar material documental às trajetórias de Nair de Teffé e Julieta de França, abrindo possibilidades de tema e metodologia para novas pesquisas na área de história e cultura brasileira envolvendo novos recursos tecnológicos”, explica.

A publicação, que pode ser conferida no link, https://www.editorafi.org/022ciencia, é composta por 13 artigos. Segundo o organizador, Marcelo Vianna, a intenção foi seguir os moldes da publicação anterior, Diálogos com Tecnologias – dTEC (2019), apresentando as potencialidades, a qualidade e a variedade da pesquisa científica desenvolvida no Brasil por meio de artigos científicos e relatos de pesquisa que envolvem pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições e níveis de ensino. “Não só investigadores experientes se fazem presentes nesta obra, mas jovens estudantes mobilizados pela iniciação científica e que interessadamente compartilham os resultados de suas pesquisas, com auxílio de seus orientadores”.

Lucas Pereira informa que a terceira edição da coleção já está em processo de produção e a ideia é manter o diálogo entre IFSP e IFRS.

Confira a publicação em: https://www.editorafi.org/022ciencia