Página inicial > Notícias > Aluno do Técnico em Automação Industrial recebe medalha de ouro por desempenho na OBR 2020

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 11h39 | Acessos: 957

0001 28O aluno Guilherme Fortunato Miranda do 3º ano, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial recebeu medalha de OURO na Modalidade Teórica da OBR/2020.

Na última edição, seis alunos do IFSP - Câmpus Suzano participaram da OBR - Teórica, sendo que cinco passaram para a Fase 2 da competição. O estudante Guilherme Fortunato foi contemplado com a Medalha de Ouro Nacional.
Durante o ano de 2020, Guilherme atuou como bolsista: ICJ - CNPq / MNR, no Laboratório de Robótica Educacional do IFSP - Câmpus Suzano, contando com a orientação dos professores Vera Lúcia da Silva e Masamori Kashiwagi.

A Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.
Vejas mais informações no menu: Modalidade Prática.

Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Vejas mais informações no menu: Modalidade Teórica.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2019 foram mais de 204 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Fonte: site OBR