Página inicial > Notícias > Aluna do integrado conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 12h28 | Acessos: 515

Estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Química, Fernanda de Jesus Silva conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020. Esta foi a primeira vez que a aluna participou da OBA. "Eu sempre gostei de astronomia, inclusive ouvia falar sobre a OBA em canais no YouTube que acompanho desde o fundamental, como o Canal do Schawarza, e tinha vontade de participar até para, quem sabe, ir a eventos internacionais. Mas minhas escolas anteriores nunca se inscreviam e nem eu falava com os professores sobre isso. Então, quando vi a oportunidade, me empolguei. Também tive incentivo da minha amiga, Giovanna Sousa, já que me sentia insegura. Foi bem bacana. Apesar dessa edição ter sido virtual por conta da pandemia, deu aquele friozinho de espectativas e também foi legal pra aprender. Creio que também seja um momento de aprendizagem e experiência.", relata Fernanda.

A participação dos estudantes do câmpus Suzano na Olimpíada foi coordenada pela professora Cleide  Rizzatto. A prova da última edição consistiu em 10 questões sobre Astronomia e Aeronáutica, podendo ser de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso. "Tivemos que realizar cálculos e testar conhecimentos sobre fenômenos astronômicos, sendo que em 2020 foram 4 horas para concluir a prova", explica.

Fernanda Silva recebeu como premiação a medalha de prata por ter obtido nota acima de 8 na prova, além do certificado. "Também fui convidada a participar das seletivas para as internacionais, mas infelizmente não pude concluir. Participações em olimpíadas acabam sendo muito importantes no futuro, não só pela experiência, que é massa, ou aprendizado, mas também porque universidades excelentes tem vagas para alunos medalhistas em olimpíadas ou que tenham bom desempenho nelas".

Para estudantes que pensam em participar, Fernanda deixa um conselho: "Participar só vai "tomar" algumas horas do seu dia, e vocês podem alcançar lugares que sempre sonharam. Não fiquem inseguros, errar não vai te tomar nada e, além disso, existem, na plataforma da OBA, provas antigas para treino que são bem úteis, eu me senti mais segura depois desse treino e o assunto é majoritariamente o que foi estudado na série. Não percam essa oportunidade! são muitas conquistas por vir, inclusive bolsas para intercâmbio", completa.