Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão

Inscrições abertas para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 09h18 | Acessos: 318

sence 2Estão abertas, até o dia 29 de junho, as inscrições para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal), uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O evento será realizado de forma online dias 30 de junho e 1º de julho, a partir das 15h, com transmissão pelo canal oficial do IFSP. Estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa podem se inscrever e participar gratuitamente. Acesse o site do evento e faça sua inscrição

O Seminário tem como objetivo promover espaços de diálogo mais integrados e sinérgicos entre as Instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação. “É a possibilidade de termos novos significados para os cursos, onde os estudantes tornam-se protagonistas em ações com grande pertinência social”, avalia o diretor de Desenvolvimento Extensionista, Luiz Felipe Borges Martins.

A Pró-reitora de Extensão do IFSP, Gabriela de Godoy Cravo Arduíno ressalta a relevância do evento visto que a curricularização da Extensão é uma oportunidade para uma maior proximidade da comunidade acadêmica com a sociedade e o Seminário proverá o diálogo e um aprendizado conjunto das instituições da Rede.

A programação conta com a Mesa-redonda “Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios” e painel de experiências dos cursos de graduação nos eixos “Desenvolvimento educacional e social”, “Gestão e negócios”, “Infraestrutura e Ambiente/saúde”, “Informação e comunicação” e “Recursos naturais e Produção Alimentícia”.

O IFSP trabalha em uma minuta com as diretrizes da Curricularização da Extensão, um documento foi apresentado em uma live de sensibilização e formação promovida pela PRX, em 17 de junho, durante o encontro foram apresentados modelos similares ao desenvolvido no IFSP, e apresentada a minuta que segue em consulta pública e recebe contribuições até 12 de julho.

30.06  (quarta-feira)

15h – Cerimônia de Abertura;
16h às 17h – Mesa-redonda: Curricularização da Extensão – possibilidades e desafios;
17h às 19h – Painel de Experiências: Desenvolvimento Educacional e Social;
17h às 19h – Painel de Experiências: Gestão e Negócios;
17h às 19h -Painel de Experiências: Infraestrutura e Ambiente/Saúde.

01.07  (quinta-feira)

15h às 17h -Painel de Experiências: Gestão e Negócios;
15h às 17h – Painel de Experiências: Informação e Comunicação;
15h às 17h -Painel de Experiências: Recursos Naturais e Produção Alimentícia;
17h às 18h – Cerimônia de Encerramento.