Página inicial > Notícias > Professores lançam Guia Fotográfico sobre Aves de Salesópolis em Live no dia 30/07

Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 13h45 | Acessos: 1162

live passaros 2

No próximo dia 30 de julho, às 15h, será realizada a live de lançamento do livro "Aves de Salesópolis - SP: guia fotográfico e propostas didáticas". O livro foi produzido pelos professores Jairo José Matozinho Cubas (IFSP/Suzano), Emerson Barão Rodrigues Soldado (IFSP/Suzano) e Narciso Felix Neto, da Rede Estadual de Educação. O lançamento on-line ocorrerá no canal do YouTube do câmpus Suzano e pode ser acessado no Link: https://youtu.be/sXUaLyHdsEY.

O livro de 250 páginas já está disponível de forma gratuita e  pode ser acessado para download pelo link: https://libifsp.com.br/aves-de-salesopolis-sp-guia-fotografico-e-propostas-didaticas.

Editado pela Biblioteca do câmpus Suzano/IFSP, a obra traz mais de 120 espécies identificadas na região do município de Salesópolis, localizado a 96 km da capital paulista. De acordo com os autores, trata-se de uma pequena parcela da diversidade de aves, que é estimada em aproximadamente em 11 mil no mundo, 1.825 no Brasil, e 793 no estado de São Paulo.

A obra é resultado de informações que foram levantadas em diversos sites, artigos e livros (estão listados na bibliografia), além do conhecimento empírico da população local. Os autores buscaram identificar, dentro do município, o local mais exato possível do registro fotográfico para fins de entendimento da biodiversidade microrregional e distribuição populacional.

Materiais para professores

No livro, os autores buscaram utilizar os materiais provenientes de suas experiências nas áreas do ensino, pesquisa e extensão e transformá-los em propostas e sugestões para uso dos colegas professores da educação básica. “É da união de todos esses aspectos que nos mobilizamos para escrever o livro que irão acessar, ou seja, sistematizar um material que pudesse divulgar o belo trabalho do professor Narciso ao longo desses anos fotografando a vida na mata e trazer aos colegas de profissão propostas para trabalhar essas imagens em suas aulas”, explica Jairo Matozinho.

O livro traz propostas que foram em diferentes medidas desenvolvidas e aplicadas pelos autores ao longo da vida docente. “Os professores podem usar as imagens e adaptar as propostas para fins didáticos, da forma que acharem interessante para seus alunos”, completa Matozinho.

Sobre os autores

prof NarcisoNarciso Felix Neto

Professor Biólogo com bacharelado em Fisiologia Animal, Botânica e Genética. Dedicou-se por trinta anos ao ensino público, trabalhando com alunos de 5a até a 8a Séries (Ciências) e Ensino Médio (Biologia) principalmente em escolas públicas no Município de Salesópolis. Concomitantemente trabalhou com Ensino Ambiental como Guia de Campo, prioritariamente em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, e ministrando cursos cujos temas foram a Biodiversidade da Mata Atlântica e o Turismo Sustentável no Município de Salesópolis.

jairoJairo José Matozinho Cubas

Professor, Biólogo e mestre em Ciências da Saúde. Nos últimos 35 anos atuou na educação básica da rede pública e privada e no nível superior em especial nos cursos de Educação física, Biologia e Pedagogia na formação de professores. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Suzano na educação básica e ensino superior. Atuante em ONG(s) voltadas ao meio ambiente e educação ambiental e Conselhos de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CONDEMA). Amante e defensor da natureza, mora atualmente em Salesópolis com esposa (Juliana) e filha (Helena) onde mantem uma pequena área verde particular para recuperação e observação de espécimes da Mata Atlântica.

barão 1Emerson Barão Rodrigues Soldado

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em História da Ciência pela PUC-SP e atualmente doutorando em Ecologia Aplicada pela USP. Atua como professor desde 2011, lecionando para diversos níveis e contextos escolares. Nos últimos anos, como professor do IFSP, têm atuado no ensino médio e graduação, além de desenvolver projetos de extensão na área da educação ambiental. Desde criança apaixonado pelas aves e por conta desta paixão cursou biologia. Apesar de não ter trabalhado profissionalmente na ornitologia, sempre teve seu olhar e atenção voltados para a área, tendo concluído diversos cursos nesta área. Este livro é um marco muito grande e uma realização profissional.

lib

Conheça o Laboratório Integrado de Biologia do câmpus Suzano: https://libifsp.com.br/