Página inicial > Notícias > Câmpus Suzano participa da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais - OMIF 2021

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 15h39 | Acessos: 509

omif 2021 2O Câmpus Suzano já está inscrito na edição 2021 da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), uma competição de Matemática direcionada para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A 1ª fase será realizada online no dia 19 de Setembro de 2021, no período das 14 horas às 20 horas (horário de Brasília). Os professores Roberto Nascimento, Gil do Prado e Wanessa Trevizan são os coordenadores locais da OMIF 2021.

A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um câmpus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que é definido a cada ano para sediar a Olimpíada do ano subsequente. Excepcionalmente, tanto em 2020 quanto em 2021, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF será realizada de um modo totalmente online.

As provas

A prova da 1ª fase é objetiva, contendo 21 questões com 5 alternativas cada, sendo: sete questões de nível 1, valendo 3 pontos cada; sete questões de nível 2, valendo 4 pontos; e sete questões de nível 3, valendo 5 pontos cada. Cada aluno terá uma única nota, referente à pontuação obtida na 1ª fase. Esta nota corresponderá a um número inteiro de 0 a 84, referente à sua pontuação na Olimpíada. Os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados, conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

A duração prevista para a resolução da prova é de 120 minutos (2 horas). A prova ficará disponível por 360 minutos (6 horas), das 14h às 20h (horário de Brasília). A fim de se evitar problemas com conexão, recomenda-se não deixar para a última hora. Não é necessário iniciar a prova às 14h e poderá ser feita com o tempo que for necessário, sendo limitado à no máximo até as 20h.

O link da prova da 1ª fase será enviado por e-mail para os coordenadores locais no dia 19 de Setembro de 2021 e eles serão responsáveis por enviar o link para seus respectivos alunos a fim de possibilitar, na medida do possível, que os mesmos consigam fazer a prova no período estipulado. Através desse link o aluno fará um breve cadastro pessoal e terá acesso à prova.

Da mesma forma que ocorreu na edição anterior, nesse ano não haverá prova de 2ª fase. Será realizado um evento totalmente online, composto por atividades como: palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e atividades culturais.

Para mais informações, acesse o site do evento: <http://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/>

Link da divulgação da edição de 2020 do Câmpus Suzano: http://szn.ifsp.edu.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=1442:campus-suzano-vai-participar-da-olimpiada-de-matematica-dos-institutos-federais-omif-2020&catid=63&Itemid=319