Página inicial > Notícias > Lançados quatro editais com bolsas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 14h20 | Acessos: 643
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia lançou quatro editais com bolsas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O edital Pibic-EM destina-se à iniciação científica de alunos do Ensino Médio, enqunto o Pibic, que é o mesmo programa,  aos alunos do Ensino Superior.

Outro edital semelhante é o Pibic-Af, que segue as mesmas regras do Pibic, mas se destina aos alunos ingressantes no IFSP por meio de políticas de ações afirmativas. No Pibic-Af, além das cotas disponibilizadas pelo CNPq, a PRP oferecerá mais nove bolsas, no mesmo valor e pelo mesmo período - quantidade ampliada, cujo objetivo é aumentar o número de estudantes ingressantes por meio das políticas de ações afirmativas em projetos de iniciação científica.

O último edital, o Pibiti, visa à iniciação ao desenvolvimento tecnológico e da inovação, sendo também destinado aos alunos dos cursos superiores.

As submissões devem ser realizadas até o dia 8 de junho pelos servidores do IFSP, diretamente no módulo Pesquisa do Suap (SUAP > Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos). O resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 2 de agosto, mês em que ocorrerá também a implantação das bolsas. O desenvolvimento dos projetos terá início em setembro deste ano, com término em agosto de 2023.

Todas as informações sobre os editais, assim como modelos de projeto de pesquisa e tutoriais para submissão de projetos, estão disponíveis na página da PRP (https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/124-assuntos/pesquisa/pesquisa-botao/163-editais-prp).