Bacharelado em Administração de Empresas
SOBRE O CURSO
SOBRE O CURSO
O objetivo do Curso de Bacharelado em Administração é formar profissionais que, com caráter humanista e consciência crítico-construtiva, consigam construir e implementar estratégias, táticas e processos competitivos inovadores e emergentes no campo de conhecimento de gestão, voltados à viabilidade e sustentabilidade das organizações, tendo como base a diversidade das localidades e regiões, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências de gestão e liderança pelo uso da inteligência e emotividade. Objetiva formar profissionais que se constituam como sujeitos criativos, humanistas, inovadores, empreendedores e mobilizadores da mudança.
- Modalidade: Bacharelado
- Titulação: Bacharel em Administração
- Regime: Semestral
- Entrada: Anual
- Período: Noturno
- Duração: 8 semestres
- Nº de vagas por semestre: 40
PERFIL DO EGRESSO
O Bacharel em Administração é um agente de mudança e inovação que atua com ética e considera as dimensões sociocultural, político-legal, econômica, tecnológica, científica e técnica das organizações nas diferentes realidades em que venha a atuar. Neste contexto, é capaz de desenvolver pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, organização, coordenação, execução e controle dos trabalhos nas diversas funções da Administração, para a existência e sustentabilidade das organizações nos eixos econômico, social e do meio ambiente. Continuamente desenvolve competências para construir e implementar planos e projetos, emitir pareceres e laudos, prestar consultoria, assessoria, exercer gestão e liderança, comunicar de forma eficaz, gerenciar recursos e ter prontidão tecnológica e pensamento computacional.
Espera-se, ainda, que os(as) alunos(as) concluintes sejam capazes de desenvolver as seguintes habilidades específicas do curso: atuar frente às demandas da comunidade, incluindo a geração de trabalho e renda e a emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento econômico local e nacional; ter flexibilidade para identificar as diversas variáveis ambientais que influenciam e são influenciadas pelo seu setor de atuação e, a partir daí, atuar com seu conhecimento, ética e de maneira sistêmica para buscar soluções a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento das organizações e da sociedade; empreender, inovar e desenvolver soluções técnicas em segmentos intensivos em tecnologia nos diversos setores da economia; realizar a interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia de modo a gerar valor para a sociedade; ter vontade de aprender e pautar suas atitudes na promoção da inclusão social, diversidade, sustentabilidade e do desenvolvimento humano a partir de uma visão crítica, humanista e com consciência das implicações éticas do seu exercício profissional na sociedade.
GESTÃO DO CURSO
Coordenador: Prof. Dr. Enio Fernandes Rodrigues
Email: eniofr@ifsp.edu.br
Tel: (11) 98132-8060
Horário de atendimento da coordenação
SEG |
TER |
QUA |
15:00 - 19:00 |
15:00 - 19:55 |
15:00 – 21:00 |
NDE
PORTARIA Nº 6/2023 - DRG/SZN/IFSP DE 15 DE FEVEREIRO DE 2023
Efetivos:
Enio Fernandes Rodrigues
Adriano Maniçoba da Silva
Douglas Filenga
Clayton de Oliveira Pires
Regis Cortez Bueno
Suplentes:
Luiz Teruo Kawamoto Junior
Rossimar Laura Oliveira
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, o que agrega valor ao currículo do estudante. Frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, as ACs visam a uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para colocá-los frente aos desafios profissionais e tecnológicos. No IFSP Câmpus Suzano, as Atividades Complementares estão descritas no Quadro 12. As atividades complementares são obrigatórias e podem ser realizadas ao longo de todo o curso de graduação, desde o início do curso, durante o período de formação, totalizando 60 horas, a serem incorporadas na integralização da carga horária do curso. As atividades complementares são acompanhadas via SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), com apoio da Secretaria Acadêmica; e são validadas pela Coordenação ou pelo Colegiado do Curso com apresentação de certificados ou atestados, contendo número de horas e descrição das atividades desenvolvidas, conforme o Regulamento das Atividades Complementares do curso, além de relatórios das atividades desenvolvidas correlacionando as atividades com os componentes cursados no Bacharelado.
- Regulamento das Atividades Complementares
- Quadro de Atividades complementares
Atividade |
Carga horária mín. por cada atividade |
Carga horária máx. por cada atividade |
Carga horária máx. no total |
Documento comprobatório |
Participação em atividade de Iniciação Científica com CH de 20 horas semanais |
3h/semestre |
6h/ano 3h/semestre |
12h |
Relatório Parcial ou Final, ou produto, com aprovação e assinatura do responsável (Anexo II) |
Atividade |
Carga horária mín. por cada atividade |
Carga horária máx. por cada atividade |
Carga horária máx. no total |
Documento comprobatório |
Participação em projetos de extensão na condição de voluntário |
5h/projeto |
15h/projeto |
15h |
Relatório das atividades desenvolvidas, assinado pelo responsável (Anexo II) |
Participação em projetos de extensão na condição de bolsista, com CH de 20 horas semanais |
3h/semestre |
6h/ano 3h/semestre |
12h |
Relatório Parcial ou Final, ou produto, com aprovação e assinatura do responsável (Anexo II) |
Participação em congressos, seminários, jornadas, simpósios, conferências e outros eventos de natureza técnica e científica relacionados à área de formação. |
1h/evento |
8h/evento |
20h |
Certificado de Participação |
Disciplinas cursadas em outros cursos reconhecidos pelo MEC, no período do curso e no mesmo nível de ensino. |
4h/ curso |
12h/curso |
12h |
Certificado de participação com nota e frequência |
Atividade profissional na área ou Estágio extracurricular não obrigatório |
5h/semestre |
10h/ano 5h/semestre |
20 h |
Declaração de atividades e documentos, conforme condição (Anexo III) |
Publicação de resumos em anais, artigos completos em anais ou de artigos em revistas científicas ou de extensão (resumo = 2h, artigo em anais = 10h, artigo em revista = 20h) |
2h |
20h |
20 h |
Cópia da publicação |
Monitoria com CH de 20 horas semanais |
3h/semestre |
6h/ano 3h/semestre |
12h |
Relatório das atividades desenvolvidas, aprovado e assinado pelo responsável (Anexo II) |
Atividade |
Carga horária mín. por cada atividade |
Carga horária máx. por cada atividade |
Carga horária máx. no total |
Documento comprobatório |
Representação Estudantil (comissões, representação de sala, dentre outros), Grêmio Estudantil ou Centro Acadêmico |
1h/semestre |
5h/mandato completo |
15h |
Declaração do IFSP e estatutos – (avaliação pela comissão para tempo menor que 2 anos) |
Docência em minicursos, palestras, workshops ou oficinas |
1h/atividade |
4h/atividade |
20h |
Certificado de participação |
Visitas Técnicas não contempladas nas Práticas Profissionais Integradas - PPI |
1h/visita |
2h/visita |
10h |
Relatório da Visita e Declaração de Participação (Anexo II – organização pelo IFSP) (Anexo IV – organização externa) |
Proficiência em língua estrangeira |
1h/ Certificado |
1h/ certificado |
5h |
Certificado de Proficiência |
Ouvinte em defesa de Curso Superior, Dissertação ou Tese |
1h/defesa |
1h/defesa |
5h |
Relatório com assinatura e carimbo do responsável (e posterior entrega do relatório) – Anexar o máximo de comprovantes possíveis |
Atividades Culturais/Sociais e Esportivas |
1h/atividade |
1h/atividade |
5h |
Comprovante de participação na atividade cultural e/ou social e/ou esportiva e Relatório de aprendizado discriminando a atividade e correlacionando-a com as disciplinas do curso (Anexo II – realização no IFSP) (Anexo IV – organização externa) |
Atividade |
Carga horária mín. por cada atividade |
Carga horária máx. por cada atividade |
Carga horária máx. no total |
Documento comprobatório |
Cursos de qualificação/ capacitação na modalidade presencial ou à distância |
10% da CH do curso |
10% da CH do curso |
15h |
Certificado de participação |
Participação em Grupos de Estudo do IFSP |
1h/semestre |
1h/semestre |
5h |
Declaração de frequência ≥ 75% |
Participação nos questionários da CPA |
20% por cada atividade |
20% por cada atividade |
4h |
Certificado de participação |
DOCUMENTOS
08/12/2023 Calendário acadêmico – 2023
08/12/2023 Organização didática dos cursos superiores do IFSP
08/12/2023 Regime disciplinar discente
08/12/2023 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023
PERGUNTAS FREQUENTES
Como é o processo seletivo para ingressar no curso?
O processo seletivo ocorre via Sistema de Seleção Unificada (SISU). Trata-se de um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior, entre elas o IFSP Jacareí, oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
Anualmente o IFSP Suzano oferta 40 vagas do curso de bacharelado em administração no SISU. Ao final do período de inscrições, são selecionados, por concorrência, em ordem de classificação, os candidatos dentro do número de vagas ofertadas.
Preciso fazer o ENEM para ingressar no curso?
Sim. Pois para participar do SISU, é preciso ter feito a última prova do Enem, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro (aqueles candidatos que ainda não terminaram o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).
O curso é gratuito?
Sim. O curso é oferecido por uma escola pública federal, sendo totalmente gratuito.
Qual é a duração do curso?
No mínimo 4 e no máximo 8 anos.
Posso ingressar no curso por transferência interna ou externa?
Sim. Desde que haja vagas disponíveis. A seleção, neste caso, ocorre por meio de edital público específico de acordo com as normas vigentes.
Redes Sociais