Página inicial > Notícias > Comunicado à Comunidade: Segurança no entorno do Campus Suzano

Comunicado à Comunidade: Segurança no entorno do Campus Suzano

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 14h38 | Acessos: 81

Prezada comunidade acadêmica do Campus Suzano do IFSP,

Nos últimos meses tivemos 2 incidentes em relação à segurança ocorridos dentro do campus e  fomos informados sobre o furto do veículo de uma nossa aluna, em frente à entrada da instituição, na noite de 18 de julho.

Neste sentido, a Direção do campus lamenta os ocorridos e manifesta sua preocupação em relação à segurança do campus e do seu entorno, tendo tomado ações possíveis de forma a contribuir com a segurança ao redor da instituição.

No último ano, foram tomadas providências no sentido de iluminar com refletores toda área em frente ao campus, ao mesmo tempo que se promoveu em conjunto com a prefeitura da cidade a limpeza desta área e a colocação de cascalho de modo a se evitar a formação de lama durante o período das chuvas e o crescimento de mato. Foi cobrado da gestão pública local a urbanização do passeio de pedestres da Avenida Mogi das Cruzes e a melhora da iluminação pública nesta avenida, o que de fato ocorreu.

A Direção da instituição conseguiu junto à Radial um ônibus que saía de frente da escola, diariamente às 22 horas e 25 minutos, com destino exclusivo para levar nossas e nossos alunos à Estação Ferroviária de Calmon Viana, entretanto, por falta de alunos que utilizavam esse transporte, a Radial descontinuou esse serviço depois de três meses de oferta.

Em relação à área interna da escola, foram substituídas as iluminações externas dos edifícios por luzes de led, mais eficientes e econômicas, aumentado o número de pontos de iluminação, ao mesmo tempo que foram instaladas 44 câmeras de segurança, com previsão da instalação de mais 10 equipamentos nos próximos 30 dias. Também foram alteradas as rotinas e processos da segurança patrimonial, de modo a melhorar a percepção de invasão da instituição. Além disso, reiteramos o contato com as forças de segurança locais.

Em relação às invasões ocorridas na escola, os invasores foram filmados e os vídeos correspondentes entregues à Polícia Civil de Suzano e à Polícia Federal para que tomem as providências cabíveis. Quanto ao ocorrido na noite do dia 18, já enviamos ofícios ao Batalhão da Polícia Militar e ao Guarda Civil Municipal, aliás, essas instituições já foram comunicadas anteriormente sobre a necessidade de uma ação preventiva constante na região da Avenida Mogi das Cruzes e no entorno do Parque Max Feffer.

Por outro lado, infelizmente, não podemos permitir a utilização da área interna de nosso campus para que alunos e demais pessoas da comunidade externa possam utilizar para estacionarem seus veículos pelas seguintes razões: o espaço disponível do estacionamento tem capacidade para atender somente aos servidores do campus e prestadores de serviços, não havendo previsão orçamentária para ampliação do mesmo de modo a permitir a entrada de mais veículos; haveria necessidade de maior contingente de agentes de segurança e porteiros para conferir a entrada e saída desses veículos e seus ocupantes e, por fim, a instituição seria obrigada a ter seguro para eventuais danos dos veículos de terceiros estacionados no seu interior, para o que não há previsão orçamentária e tampouco legal para essa realização.

Dessa forma, nos solidarizamos com todas as vítimas de danos e de violências ocorridas na região ao entorno do campus e do município e entendemos que esses crimes devem ser alvo de uma ampla discussão promovida pela sociedade e da cobrança da mesma por ações dos poderes públicos estadual e municipal.

Respeitosamente,

Direção do Campus Suzano