Exposição no Campus celebra o legado das mulheres na Tabela Periódica
Mostra, resultado de trabalho final da disciplina de História da Química, convida a comunidade a refletir sobre gênero e ciência enquanto celebra descobertas fundamentais.
Que nomes como Dmitri Mendeleev e Marie Curie são fundamentais para a Química, todo mundo sabe. Mas e Marguerite Perey, a descobridora do frâncio? Ou Julia Lermontova, uma das primeiras mulheres a obter um doutorado em Química e que contribuiu com métodos de refinamento de platina e irídio? Para contar essas e outras histórias, o Bloco E de Laboratórios de Química do IFSP campus Suzano está sediando a exposição "Mulheres e a Tabela Periódica".
A mostra é resultado do trabalho de conclusão da disciplina História da Química, do Bacharelado em Química Industrial. ministrada pelo prof. Caio Faiad. Inspirada no livro “Mulheres e a Tabela Periódica: caminhos que se cruzam” — escrito por Raissa Souza Rezende e Keysy S. C. Nogueira (Editora Livraria da Física) —, a exposição lança luz sobre cientistas cujas descobertas foram essenciais para a construção da amada (e também temida) Tabela Periódica. Elas descobriram elementos, desvendaram propriedades e revolucionaram a Química, muitas vezes sem o devido reconhecimento.
Cada quadro da exposição apresenta o retrato de uma cientista e um QR Code, desenvolvido pelos próprios alunos. Ao escaneá-lo, o visitante é direcionado para notícias construídas pelos discentes sobre as cientistas.
Mais do que uma aula de Química, “Mulheres e a Tabela Periódica” é uma celebração da presença feminina no pensamento científico. Uma exposição para inspirar futuras cientistas, educar o público e honrar um legado que por muito tempo permaneceu invisível.
O quê: Exposição "Mulheres e a Tabela Periódica"
Onde: Bloco E – IFSP Campus Suzano
Quando: até dezembro de 2025



Redes Sociais